Tecido ósseo: você conhece as características desse tecido de sustentação?

O tecido ósseo é um tecido conjuntivo especializado na sustentação do corpo animais. Esse tecido é o principal constituinte do esqueleto dos animais

Tecido ósseo: você conhece as características desse tecido de sustentação?

O tecido ósseo é o principal tecido presente no esqueleto dos animais, tendo a função de sustentação do corpo, apoio aos músculos, inserção de tendões, proteção dos órgãos e depósito de cálcio e outros minerais, chegando a conter 99% de todo o cálcio presente no organismo.

O tecido ósseo serve de suporte para as partes moles e apoio aos músculos esqueléticos e inserção de tendões. “Também é responsável pela proteção ao corpo e aos órgãos e depósito de cálcio, fosfato e outros; além de suprir níveis adequados no sangue”, explica Rosyane Souza, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestra em Medicina Veterinária.

Esse tecido é formado por células diferenciadas e por uma matriz extracelular, a qual apresenta pouca quantidade de água em sua constituição.

A Matriz Óssea é uma estrutura que apresenta pouca quantidade de água (8% a 9%) em sua constituição, ao contrário da cartilagem cuja formação emprega 75% de água.

O tecido ósseo possui dois tipos de classificação: macroscópica e microscópica.

- Classificação macroscópica: osso compacto (osso que não possui cavidades) e osso esponjoso.

- Classificação microscópica: osso imaturo ou primário e osso Maduro, também chamado de Secundário ou Lamelar.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Histologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Rosyane Souza, Mestra em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações