Técnica de Hotz-Celsus para entrópio de pálpebra inferior central: conheça essa técnica

A correção de entrópio é sempre considerada necessária e, independente da técnica escolhida, seu objetivo é fornecer ao animal, uma pálpebra funcional

Técnica de Hotz-Celsus para entrópio de pálpebra inferior central: conheça essa técnica

Mas afinal, o que é entrópio?

Entrópio é o nome dado à condição em que a margem da pálpebra, seja inferior, superior ou as duas, sofre inversão, isto é, se dobra para dentro, de modo que os cílios, em contato com o globo ocular, causam irritação e, em casos mais graves, lesões de córnea e conjuntiva.

E a técnica de Hortz-Celsus? Do que se trata?

Hotz-Celsus é uma técnica básica para entrópio cicatricial, entrópio congênito e entrópio senil”, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, Doutora em Cirurgias e Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia.

Procedimento para entrópio de pálpebra inferior central:

Passo a passo Técnica de Hotz-Celsus para entrópio de pálpebra inferior central

Figura - Passo a passo Técnica de Hotz-Celsus para entrópio de pálpebra inferior central.
Fonte: Gelatt, K.N. Veterinary Ophthalmic Surgery. Elsevier, 2011.

(a) Primeira incisão a 1 mm (máximo 2mm) da margem palpebral e na extensão do entrópio. Segunda incisão abaixo da primeira, encontrando com ela, formando uma meia lua, na espessura do entrópio a ser corrigido.
(b) Retirar toda a pele com uma tesoura e pinça.
(c) Fazer a sutura simples separada com fio inabsorvível sintético.
(d) Procedimento finalizado.


Durante a cirurgia, é muito útil usar uma placa para proteger o tecido ocular e manter a pele estável para a incisão.

Placa protegendo o tecido ocular e estabilizando a pele.

Figura - Placa protegendo o tecido ocular e estabilizando a pele.

Outro ponto importante, é que deve-se sempre retirar um pouco menos de tecido do que julgar necessário, levando-se em consideração a contração cicatricial que acontece no pós-operatório.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Oftalmologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda, Doutora em Cirurgias pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.