Trabalhando com leitões recém-nascidos? Aprenda a administrar o colostro!

A leitegada deve beber uma quantidade razoável de colostro para garantir um futuro saudável, livre de doenças. Através dele, os leitões recebem uma série de anticorpos maternos

Trabalhando com leitões recém-nascidos? Aprenda a ministrar o colostro!   Artigos VetProfissional

 

Trabalhando com leitões recém-nascidos? Saiba, então, que o colostro é a primeira vacina do filhotes. É necessário que a leitegada beba uma quantidade razoável de colostro para garantir um futuro saudável, livre de doenças. Através do colostro, os leitões recebem uma série de anticorpos maternos. Esse processo é o que chamamos de imunidade passiva e mantém os filhotes imunizados durante um bom período dentro da granja.

A produção de colostro pela porca só acontece durante as primeiras 24 horas após o parto. Dessa forma, é necessário estimular e garantir que todos os filhotes mamem, principalmente nas primeiras 12 horas após o parto.

Administração do colostro


• Organização da mamada do colostro (de 8 em 8)
À medida que os leitões nascem, devem ser marcados por ordem de nascimento. Assim que o 8º leitão nascer, os oito primeiros filhotes devem ser encaminhados para mamar o colostro. Após a mamada, os 8 filhotes devem ser colocados no clipe onde permanecerão até que os próximos 8 filhotes mamem o colostro.

• Organização da mamada do leite
As porcas, diferente de outras espécies de mamíferos, produzem leite a cada 40 - 50 minutos, ao liberar um jato de, aproximadamente, 15 segundos. Desde o primeiro dia, os leitões devem receber o treinamento da amamentação. Assim que a porca liberar o leite, os leitões devem ser encaminhados para mamar e, ao final, devem aprender a seguir em direção ao clipe, local onde encontram conforto térmico necessário. Dessa forma, evita-se a ocorrência de esmagamentos e é possível organizar a mamada para que todos os leitões mamem.

Aprenda mais sobre Parto e manejo inicial dos leitões  no Curso Online Suínos - Produção e Principais Doenças, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações