Ultrassom terapêutica para animais: conheça essa modalidade de fisioterapia

A modalidade de fisioterapia animal que faz uso do aparelho de ultrassom no processo de reabilitação dos pacientes é denominada ultrassom terapêutica

Ultrassom terapêutica para animais: conheça essa modalidade de fisioterapia

O ultrassom é dos aparelhos utilizados tanto na fisioterapia humana quanto na área de veterinária. “Trata-se de um recurso que utiliza a energia ultrassônica para produzir vibrações mecânicas no organismo. Essas vibrações são geradas por um transdutor”, explica Ana Carolina Silva Faria, Médica Veterinária, Fisiatra e professora do VET Profissional, que é Mestra em Medicina Veterinária, especialista em Fisioterapia e Reabilitação Animal.

O método baseia-se na interação entre as ondas sonoras e os tecidos. As ondas acústicas produzidas pelo aparelho de ultrassom possuem alta frequência e são imperceptíveis aos ouvidos humanos (superior a 20 KHz).

As ondas atuam nas mitocôndrias das células aumentando o nível de energia (ATP) e a síntese de DNA. Essa interferência proporciona a rápida multiplicação celular (mitose) e consequente reparação dos tecidos.

A Ultrassom Terapia possui duas modalidades que podem variar de acordo com a aplicação das ondas ultrassônicas. Essa aplicação pode ser feita por meio de ondas pulsantes, chamada modo pulsado, ou por meio de frequência contínua.

O ultrassom apresenta também duas frequências de ondas disponíveis para tratamento.

Menor frequência - 1 MHz gera ondas de maior comprimento que são capazes de atingir 2 a 5 cm de profundidade no organismo. As ondas de menor frequência são utilizadas para o tratamento de músculos, órgãos e regenerações teciduais mais profundas.

Maior frequência - 3 MHz gera ondas de menor comprimento que atingem entre 0 a 2 cm de profundidade no organismo. Essas são utilizadas no tratamento de lesões tendíneas, ligamentos e demais estruturas das superficiais do organismo.

Em ambas as frequências, 1MHz ou 3MHz, é possível aplicar o modo pulsar ou contínuo de ondas ultrassônicas.

Indicações: Traumatismo do tecido ósseo, articulações e músculos; reparo fraturas; contraturas e espasmos musculares; processos inflamatórios agudos e crônicos; cicatrização de feridas; reparo de lesões.

Contraindicações: Neoplasias; processos infecciosos; útero gravídico; placas epifisárias; implantes metálicos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisioterapia e Reabilitação Animal do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Ana Carolina Silva Faria, Médica Veterinária e Fisiatra, Mestra em Medicina Veterinária, especialista em Fisioterapia e Reabilitação Animal. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações