Ultrassonografia para avaliação ginecológica de fêmeas bovinas: quais são as vantagens desse exame?

A ultrassonografia em reprodução animal possibilita uma avaliação ginecológica mais precisa executando exames de fêmeas para protocolos de IATF e TETF

Ultrassonografia para avaliação ginecológica de fêmeas bovinas: quais são as vantagens desse exame?

A ultrassonografia em reprodução animal, tanto relacionada a bovinos de corte quanto de leite, possibilita uma avaliação ginecológica mais precisa, executando exames de fêmeas para protocolos de IATF (inseminação artificial em tempo fixo) e TETF (transferência de embriões em tempo fixo).

A ultrassonografia também pode ser utilizada para diferentes biotécnicas reprodutivas, como aspiração folicular para a produção de embriões in vitro e clonagem.

O diagnóstico precoce de gestação é tido como uma das maiores vantagens da ultrassonografia mediante a reprodução de bovinos”, explica Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal.

As imagens ultrassonográficas oferecem com maior precisão dados sobre sexagem fetal, diagnóstico de patologias da reprodução e acompanhamento do terço inicial da gestação para constatação de perdas embrionárias.

A ultrassonografia em fêmeas não gestantes (vazias) possibilita:

- Avaliação, constatação e análise de imagens de estruturas reprodutivas perceptíveis ao ultrassom.

- Avaliação completa do exame ginecológico relacionado ao status reprodutivo do animal, através de:

* Critérios de avaliação da atividade ovariana (desenvolvimento folicular ou presença de corpo lúteo).

* Critérios para protocolos hormonais de sincronização de ovulação (IATF/TETF).

A partir do entendimento das avaliações de estruturas ovarianas, assim como da condição uterina do animal, podem ser formados critérios do status reprodutivo da fêmea, determinando-as como ciclando ou não ciclando.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Reprodução de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações