Um animal necessita de biopsia gástrica: como é feito esse procedimento?

Para explicar a necessidade de uma biopsia gástrica, vamos usar um exemplo de paciente apresentando um histórico de vômitos persistentes há 1 ano

Um animal necessita de biopsia gástrica: como é feito esse procedimento?

Inicialmente foi feito um exame de ultrassonografia que mostrou um espessamento da parede do estômago e uma massa no lóbulo direito do fígado. Sendo assim, foi realizada uma laparotomia exploratória, para avaliação da cavidade abdominal e do estômago para determinação do correto procedimento cirúrgico a se realizar.

O procedimento inicia-se com incisão na parte mais cranial do abdômen (a partir do osso xifoide), indo até a linha do umbigo. Caso necessário, a incisão pode ser estendida. “Durante o processo de incisão, deve ser feita a ligadura de vasos existentes no local”, explicam Fernando Tadeu Tavares Fernandez e Leonardo Milagres Tassara de Pádua, Médicos Veterinários e Professores do VET Profissional.

Assim que localizada a linha alba, procede-se ao acesso à cavidade abdominal. Para melhor visualização, se for necessário, pode-se a retirar um pouco da gordura presente na parede do estômago.

A biópsia gástrica será feita no estômago. Para esse procedimento é necessário isolar o órgão, uma vez que o conteúdo ali existente pode extravasar para a cavidade abdominal.

Antes de entrar na cavidade, será feito um reparo com fio de sutura superficialmente para manter o bordo da incisão elevado, evitando o extravasamento de conteúdo.

A incisão será feita na curvatura menor, em área livre de vascularização, o mais caudal possível. Desse local, será retirado um fragmento para avaliação histopatológica.

Para o fechamento, deve ser feita a sutura da área de submucosa, serosa e muscular, sem adentrar a luz do estômago.

1ª camada de sutura: padrão simples contínuo.

2ª camada de sutura: forma invaginante, padrão simples contínuo e Cushing.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Casos Cirúrgicos do VET Profissional, com a Prof.a M.a Alessandra Sayegh, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o Prof. M. Fernando Tadeu Tavares Fernandez, Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o Prof. Leonardo Milagres Tassara de Pádua, pós-graduado em Anestesiologia Veterinária, com a Prof.a Elisandra Lopes de Freitas, pós-graduada (Lato Sensu) em Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e com a Prof.a Natália Brioschi Andreão, Médica Veterinária pela Universidade de Vila Velha (UVV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações