Unidade básica do corpo dos mamíferos? A célula!

A vida de um animal se inicia com apenas uma célula, através da fecundação de um óvulo por um espermatozoide que dá origem ao crescimento celular de um novo ser vivo

Unidade básica do corpo dos mamíferos? A célula!   Artigos VetProfissional

 

A vida de um animal se inicia com apenas uma célula, através da fecundação de um óvulo por um espermatozoide que dá origem ao crescimento celular de um novo ser vivo. A célula é a unidade básica do corpo dos mamíferos. O corpo é formado por mais de trilhões de células.

“O conjunto de células formam os órgãos e sistemas responsáveis pelas funções vitais do organismo, por exemplo: respiração, deglutição, absorção e adaptação ao meio ambiente”, afirma Profª. Waleska de Melo Ferreira Dantas, do VetProfissional.

Organização celular


As estruturas básicas da organização celular são:
• Citoplasma: local onde estão presentes as organelas da célula. Ex.: mitocôndrias, retículo endoplasmático rugoso, ribossomos.
• Núcleo: local onde está armazenado o material genético da célula que propicia a sua reprodução e síntese proteica. Responsável por coordenar todas as atividades metabólicas de cada um dos tipos de célula.
• Nucléolo: é a parte interior do núcleo.
• Membrana nuclear: exerce a função de separar o citoplasma do núcleo.
• Membrana celular: ou membrana citoplasmática.
Essas estruturas estão presentes em todos os tipos de célula do organismo animal.

Estruturas básicas presentes na organização de uma célula animal e célula vegetal


 Organização celular   Artigos VetProfissional

Aprenda mais sobre Organização celular, na disciplina – Fisiologia Celular: Sistemas Funcionais da Célula disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão. 

Receba Mais Informações