Uretrosmia escrotal em cães: você conhece essa técnica cirúrgica?

A uretrosmia é uma técnica cirúrgica que consiste na realização de uma nova abertura uretral preferencialmente na região escrotal (de cães) a fim de resolver casos de obstruções recorrentes, lesões distrais da uretra, neoplasias, entre outros

Uretrosmia escrotal em cães: você conhece essa técnica cirúrgica?

Os cálculos encontrados em cães são comuns na base do osso peniano. Isso ocorre pelo fato de a uretra nessa região não conseguir distender e, consequentemente, não conseguir expelir os cálculos, causando, assim, a obstrução.

Nesse caso, é necessário realizar a uretrostomia, ou seja, é necessário criar um novo e permanente orifício uretral. Esse orifício irá permitir a excreção da urina sem comprometer a saúde do animal”, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é mestre e doutora em oftalmologia veterinária.

A uretrostomia é indicada nos seguintes casos:

• Lesão distal da uretra;

• Probabilidade de obstrução;

• Obstruções recorrentes;

• Neoplasia uretral e peniana.

A uretrostomia em cães poderá ser realizada na região perineal, na pré-escrotal e na escrotal. A mais indicada é a região escrotal, isso porque o posicionamento da uretra nessa região dá melhores condições ao cirurgião de realizar o procedimento sem maiores dificuldades.

O paciente deverá ser posicionado em decúbito dorsal e realizada a tricotomia e a antissepsia. Para realizar a uretrostomia escrotal, é necessário fazer a orquiectomia com ablação da bolsa escrotal.

No pós-operatório, deve-se utilizar o colar elizabetano. A remoção da sutura deverá ser realizada entre 14 e 21 dia; esse período é maior porque a região é úmida, então, a cicatrização é mais demorada. Por ser possível ocorrer ardência ao urinar, pode ser necessário o uso de gel anestésico tópico. Lembre-se, até 3 e 5 dias pode ocorrer hemorragia leve e o ideal é evitar exercícios e excitação excessiva. A sonda poderá permanecer durante um dia no paciente, entretanto, se esse for o caso, o ideal é que deixe-o internado para evitar possíveis infecções ascendentes.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.