Urinálise: você, futuro veterinário, responda rápido, quais são as características organolépticas analisadas nesse exame?

A urinálise nada mais é do que o exame da urina, que permite o diagnóstico de diversas patologias e disfunções que podem acometer os animais domésticos

Urinálise: você, futuro veterinário, se lembra de quais são as características organolépticas analisadas nesse exame?

A urinálise é um exame simples e barato que reflete o estado de saúde dos rins e de outros órgãos através da análise da urina. As características organolépticas é a etapa também conhecida como exame físico da urina.

“A avaliação das características organolépticas da urina diz respeito ao exame físico que observa a cor, o odor, a transparência, densidade e filtração”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

Em relação à cor, a urina pode apresentar diferentes tonalidades. O amarelo funciona como a cor de referência da urina normal. Outras cores da urina são: amarelo escuro, laranja, vermelho, castanho e incolor ou transparente.

Em relação à transparência, a urina pode ser límpida, o que é considerado normal para a maioria das espécies, exceto nos equinos em que a normalidade é turva. Nos ruminantes, a variação da cor de turva para transparente indica maior ou menor presença celular na urina desses animais.

Em relação ao odor, os animais saudáveis apresentam o odor de urina normal que recebe laboratorialmente o nome de - sui generis - do latim e significa “odor característico de”.

Em qualquer espécie podemos identificar um odor característico, por exemplo, no caso de animais herbívoros o odor da urina é mais leve e mais alcalino devido ao tipo de alimentação.

Já caninos e felinos, animais que se alimentam de maior teor de proteína, apresentam a urina com odor mais forte mais ácido.

Independente da espécie, se a urina apresenta odores normais, devemos classificá-la como sui generis.

Veja os tipos de odores de urinas que apresentam alterações:

Odor amoniacal: quando existem bactérias produtoras de urease na urina.
Odor de acetona: quando há grande presença de corpos cetônicos na urina.
Odor adocicado: quando há presença de glicose na urina.

Em relação à densidade urinária, há valores de referência para as diversas espécies. A densidade urinária é um dos parâmetros mais importantes para fazermos a avaliação de uma doença renal, pois nos mostra a relação entre a quantidade de soluto e solvente (água) presentes na urina.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Clínica Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.