Urinálises: como realizar a coleta de urina em fêmeas bovinas?

As urinálises possibilitam a obtenção de informações sobre muitas funções metabólicas do organismo e sobre os rins

Urinálises: como realizar a coleta de urina em fêmeas bovinas?

As urinálises possibilitam a obtenção de informações sobre muitas funções metabólicas do organismo e sobre os rins, além disso, a urina possui a vantagem de ser de fácil coleta para exame em laboratório.

A urina é um importante objeto de estudo quando se trata da saúde dos animais. “É formada a partir da filtração sanguínea realizada pelos rins, armazenada na bexiga e é exteriorizada através da uretra em todos os animais”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

Tipos de uroanálise:

- Urinálise – todas as espécies.

- Excreção de eletrólitos.

- Excreção de proteínas.

- Excreção de creatinina.

Todas essas análises são utilizadas para avaliar a função dos rins e sinalizar problemas relacionados ao organismo do animal em geral.


Coleta de urina em vacas:

Em ruminantes, a passagem de sondas uretrais é dificultada pela flexura sigmoide (machos). A coleta é feita através de micção espontânea.

O primeiro passo é a assepsia adequada da região da vulva. As fezes dos ruminantes são extremamente líquidas e, frequentemente, sujam a vulva e contaminam a urina com ovos de vermes intestinais.

Após a assepsia, faça a massagem e vulvar para fazer a coleta de urina sem o uso da sonda. A massagem é feita circularmente ou pregueando-se a vulva para que o animal seja estimulado a urinar. Muitas vezes, as vacas ficam incomodadas, mas isso é normal.

Você já deve ter em mãos o recipiente estéril para fazer a coleta da urina. Despreze o primeiro jato e colete o jato de urina posterior.

Recolha o suficiente – a medida de um pote – não é necessário mais que isso para fazer a uroanálise e avaliação adequada da urina.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Clínica Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações