Urolitíase em animais domésticos: o que é e como diagnosticar?

A urolitíase é uma enfermidade de formação de cálculos no aparelho urinário, que pode ocorrer desde a pelve renal até a uretra, com altos índices de recorrência

Urolitíase em animais domésticos: o que é e como diagnosticar?

A urolitíase é uma enfermidade de formação de cálculos no aparelho urinário, causando obstruções e infecções urinárias e formação de cristais. Esses cálculos são chamados de urólitos e variam conforme a sua composição.

Os urólitos são formados quando ocorre supersaturação da urina por substâncias cristalogênicas. Eles podem se apresentar nos rins, na uretra, no ureter e na bexiga”, explica Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Ciências Veterinárias.

Os fatores que podem favorecer a formação de urólitos são:

• Alta concentração de sais na urina, deixando-a supersaturada.

• Não eliminação dos sais, mediante a retenção da urina.

• pH urinário.

• Formação de um núcleo que possibilita o desenvolvimento dos urólitos.

• Concentração de inibidores da cristalização.

• Infecções do trato urinário.

• Alterações na reabsorção tubular.


Para o diagnóstico da urolitíase deve ser considerado o histórico, o exame físico e os exames complementares do paciente.

Os exames complementares utilizados para avaliação e diagnóstico da urolitíase são os seguintes:

Exames laboratoriais: verificação de azotemia, principalmente em pacientes com urolitíase associada à doença renal crônica, hidronefrose bilateral ou obstrução urinária.

Exames bioquímicos: para verificação da existência de hipercalemia.

Eletrocardiografia: verificação de arritmia e distúrbios em ondas eletrocardiográficas.

Radiografia contrastada:

»Diagnóstico de urólitos radiotransparentes ou radiolucentes.

»Uretrografia retrógrada: paciente com obstrução uretral.

»Cistografia: avaliação de urólitos na vesícula urinária.

Ultrassonografia: método de escolha para avaliação de urólitos nos rins e em casos de hidronefrose. Avalia tanto a ocorrência de urólitos radiopacos, como radiolucentes.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Nefrologia e Urologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações