Vai criar caprinos? Antes, peça orientação a um veterinário

A participação de um veterinário nos primeiros passos de implantação da caprinocultura é fundamental para o negócio, e o planejamento é a chave para a rentabilidade da produção

Vai criar caprinos? Antes peça orientação a um veterinário   Artigos VetProfissional

 

Antes de iniciar a criação de caprinos, o produtor precisa definir o tipo de exploração que irá empreender: se irá trabalhar com leite, carne ou pele, ou uma combinação destes; e que mercados pretende atender. “Por isso o planejamento é tão importante e é justamente nesse momento que entram as orientações de um médico veterinário”, afirma Cristiane Leal dos Santos, professora do VetProfissional.

A participação de um médico veterinário nos primeiros passos de implantação de um capril é fundamental para o sucesso do negócio e o planejamento é a chave para a rentabilidade da produção. Para isso, é necessário que juntos, empreendedor e médico veterinário, identifiquem os fatores técnicos, internos e externos, que contribuem para o êxito ou o fracasso econômico.

Planejar significa decidir antes de fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem fará, tudo isso acontecendo de forma flexível e com base em conhecimentos, estimativas e finalidades. É no planejamento que se elabora a proposta de ação. Nesta etapa, e a partir da análise de informações atuais, informações do passado e também as projetadas, o produtor, com o auxílio do veterinário de sua confiança, seleciona alternativas que viabilizem a empresa a atingir seus objetivos.

Importante


É preciso determinar objetivos e a maneira de alcançá-los, prevendo todas as atividades que devem ser realizadas para isso, elaborar o cronograma destas atividades e determinar o grau de responsabilidade das pessoas incumbidas de realizar as atividades. Assim como é fundamental manter, desde o início da produção, um controle rigoroso sobre todos os dados referentes à criação, utilizando, para isso, fichas de registros, tomadas as decisões quanto ao sistema produtivo.

É planejando que o empreendedor consegue organizar o seu negócio, identificar e tirar o melhor proveito das oportunidades com que se depara constantemente. O produtor deve fazer o planejamento da criação estabelecendo metas de produção que levem em consideração todos os aspectos da comercialização dos produtos, o montante de capital a ser investido, a escolha apropriada das instalações e localização, inclusive fazendo previsões de expansão da produção.

Aprenda mais sobre Caprinos, no Curso Criação de Caprinos de Corte disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações