Vai criar tilápias? Conheça as três fases da produção

O piscicultor que desejar especializar-se na criação de tilápias deverá, antes de mais nada, atentar-se às três fases do processo de produção: alevinagem, recria e engorda

Vai criar tilápias? Conheça as três fases da produção   Artigos VetProfissional

 

O piscicultor que desejar especializar-se na criação de tilápias, a fim de abastecer o mercado consumidor, deverá antes de mais nada atentar-se às três fases do processo de produção: alevinagem, recria e engorda.

Aprofundando os estudos sobre essas três fases, podemos perceber que a alevinagem é a que mais se diferencia em termos de estrutura, técnicas de produção e manejo e, por isso, necessita de conhecimentos e estrutura específica para ser realizada”, afirma Giovanni Resende de Oliveira, Zootecnista, Mestre e Doutor em Aquicultura.

Desta forma, é comum encontrarmos pisciculturas especializadas em apenas alevinagem que, por sua vez, produzem e comercializam alevinos para as pisciculturas especializadas em recria e engorda.

Recria e engorda de tilápias


As fases de recria e de engorda em tanques escavados são semelhantes em termos de estrutura, técnicas de produção e infraestrutura. A engorda, na verdade, refere-se à continuação da recria.

Existem razões técnicas para separar a produção de tilápias em duas fases, recria e engorda, com destaque para:
- facilitar o manejo, que é diferenciado de acordo com a idade dos peixes;
- possibilitar melhor aproveitamento da área alagada dos tanques; trabalhar com lotes mais homogêneos de peixes; e
- possibilitar melhor controle da atividade em geral. Vale ressaltar que nas pisciculturas de tilápias, em tanques escavados, a recria poderá ser realizada em outras estruturas, diferentes dos tanques construídos a partir de cortes realizados no terrno e aterros nas laterais.

Aprenda mais sobre a Criação de Tilápias em Tanques Escavados, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações