Vértebras cervicais de animais domésticos: conheça um pouco sobre essa estrutura

As vértebras cervicais são consideradas ossos irregulares que fazem parte de um conjunto maior que compõe a coluna vertebral dos animais

Vértebras cervicais de animais domésticos: conheça um pouco sobre essa estrutura

A coluna vertebral dos animais se inicia no pescoço, o qual é composto por vértebras cervicais. Tais vértebras são irregulares e formadas por um orifício.

O orifício encontrado no interior das vértebras cervicais é denominado Canal Vertebral. “Esse orifício é extremamente importante, pois se constitui em local de passagem da medula espinhal ou da também chamada - medula nervosa”, explica Marcelo Lopes de Santana, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutor em Morfologia Animal.

 

Canal vertebral e orifício do forame vertebral.

Canal vertebral e orifício do forame vertebral.


Para fins de aprendizagem, vamos dividir as vértebras em duas partes:

1ª parte: composta pelo arco que forma o Canal Vertebral denominado Arco Vertebral, posicionado de forma dorsal em relação ao corpo da vértebra.

2ª parte: formada pelo Corpo da Vértebra, que se comporta de maneira mais plana, em posição ventral, formando o assoalho da vértebra.

Entretanto, é importante saber o posicionamento anatômico da vértebra no corpo do animal em relação ao eixo craniocaudal, ou seja, qual das partes da vértebra posiciona-se em relação à cauda e qual das partes aponta para o crânio do animal.

Para isso, basta observarmos a extremidade cranial, saliência cuja superfície apresenta característica convexa, indicando que o posicionamento da mesma está voltado para o crânio dos animais.

Em oposição à extremidade cranial, encontra-se a extremidade denominada como extremidade caudal. Seu formato também é contrário à extremidade que aponta para o crânio, pois apresenta superfície côncava. Essa superfície corresponde a um dos pontos de contato com os demais ossos que formam a coluna vertebral e sua sequência em direção à cauda do animal.

 

(1) Extremidade cranial da vértebra; (2) Extremidade caudal da vértebra.

(1) Extremidade cranial da vértebra; (2) Extremidade caudal da vértebra.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Veterinária – Osteologia e Miologia de Animais Domésticos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Lopes de Santana, Doutor em Morfologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações