VET Profissional: dicas para vestir os equipamentos cirúrgicos

É preciso atenção na hora de vestir os equipamentos cirúrgicos, de forma a evitar contaminações durante o procedimento operatório

VET Profissional: dicas para vestir os equipamentos cirúrgicos

Para a preparação de cirurgias em cães e gatos, é imprescindível estar atento a vários detalhes, que serão fundamentais para garantir que não haja qualquer tipo de contaminação ao animal por parte do veterinário. Após reunir a equipe, dentre outros procedimentos, é necessário vestir alguns equipamentos cirúrgicos.

Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, Doutora em Cirurgias e Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, afirma que essas práticas ajudam a prevenir a contaminação exógena do campo operatório, isto é, evita que ele seja contaminado antes do procedimento operatório.

A paramentação deve ser feita com:

• Roupas adequadas (pijama cirúrgico).

• Gorros

• Máscaras

• Propés

• Capuzes (para costeletas e barbas)

• Aventais estéreis.

• Luvas.

Os aventais e as luvas devem ser estéreis e requerem maiores cuidados, pois são peças que entram em contato com o paciente.


Para vestir o avental cirúrgico, deve-se ter os devidos cuidados:

• Pegue o avental cirúrgico estéril e desdobre-o com cuidado.

• Abra o avental segurando apenas nas extremidades.

• Vista o avental colocando um braço e depois o outro.

• Solicite que alguém da equipe amarre o avental para você.

• Mantenha as mãos erguidas durante esse processo.


Para finalizar, é necessário calçar as luvas. O médico veterinário não pode tocar na superfície externa das luvas, apenas na parte interna. Você verá que elas já são vendidas preparadas para o procedimento, com a metade ao avesso e os polegares posicionados para cima. Após calçar as luvas, o punho das mesmas deve sobrepor-se ou cobrir os punhos do avental cirúrgico.

O uso das luvas estéreis não é eficiente por longos períodos de tempo e, desse modo, permitem a passagem de bactérias das mãos do médico para o paciente. Além disso, alguns procedimentos geram perfurações nas luvas. O médico não deve, de modo algum, confiar apenas nas luvas. Dessa maneira, é sempre necessário obedecer a todo o processo de escarificação.

No preparo de qualquer procedimento cirúrgico, o veterinário e a equipe devem priorizar a segurança do animal e de toda a esquipe, cuidando também de todo o processo pré e pós-operatório.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda, Doutora em Cirurgias pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.