Veterinário, aprenda aqui sobre a contagem automática de leucócitos

Para fazer a contagem automática, é necessário que o médico veterinário saiba operar o aparelho hematológico automático, ajustando-o de acordo com a espécie do paciente

Veterinário, aprenda aqui sobre a contagem automática de leucócitos   Artigos VetProfissional

 

Precisando de maiores explicações sobre a contagem automática de leucócitos? Então vamos lá! Para fazer a contagem automática, é necessário que o médico veterinário saiba operar o aparelho hematológico automático, ajustando-o de acordo com a espécie do paciente.

Os aparelhos hematológicos vêm acompanhados de diversas soluções, entre elas:


• Solução diluente: separa e dilui as células do sangue para permitir a contagem.
• Solução lisante: permite a contagem da quantidade de hemoglobina.
• Solução de lavagem ou rinse: utilizada para higienizar o aparelho e as sondas a cada uso, evitando, assim, a contaminação entre as amostras de sangue.

Os aparelhos hematológicos apresentam a contagem diferenciada automatizada de linfócitos, monócitos e granulócitos para exame de leucograma. Possuem, também, um menu para calibragem de acordo com a espécie de animal. Faça esse ajuste de acordo com a espécie do paciente cuja amostra foi coletada.

Passo a passo para a contagem automática de leucócitos


- Homogeneíze a amostra de sangue coletada para obter representatividade celular fidedigna, antes de inseri-la no aparelho.
- Abra o tubo e coloque a amostra em contato com a agulha de aspiração do aparelho.
- Clique no botão azul atrás da agulha para dar início à aspiração e análise da amostra.

Após a aspiração da quantidade exata e suficiente para o exame, a agulha é recolhida automaticamente e dá-se início ao processo de contagem celular. O resultado é expresso na tela do aparelho e é também possível imprimi-lo.

Aprenda mais sobre  a contagem automática de leucócitos no Curso Online Patologia clínica e veterinária, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão. 

Receba Mais Informações