Veterinário, aprofunde seus conhecimentos as espécies de caprinos

Em qualquer região do País, podem ser encontrados criatórios tecnificados de caprinos, e também agroindústrias de processamento do leite, responsáveis pela elaboração de inúmeros produtos

Veterinário, aprofunde seus conhecimentos as espécies de caprinos   Artigos VetProfissional

 

Existem muitos preconceitos contra os caprinos e os produtos gerados por essa espécie animal, como o leite e a carne. “Trata-se de uma espécie de ruminante pouco indicada para o manejo a pasto em ambiente úmido, já que esta é uma espécie de animal com grande predisposição para verminose e pneumonia”, afirma Cristiane Leal dos Santos, professora do VetProfissional.

A criação em confinamento ou com alimentação baseada em cocho é um pouco difícil, por causa do hábito alimentar dos caprinos, que é muito diversificado e específico, obrigando o criador a ficar atento às condições nutricionais dos animais, para evitar deficiências alimentares e consequente anemia.

Os caprinos são uma espécie ruminante tida como predatória, ou seja, que consome todo tipo de vegetal, o que pode ser desvantajoso em áreas com cultivos agrícolas, mesmo arbóreos. É um animal de difícil contenção, exigindo cercas com maior número de fios que as utilizadas para bovinos; e no caso da produção leiteira, a ordenha é mais trabalhosa que a do bovino.

Problemas da cadeia produtiva


- Caprinos de corte
A comercialização de caprinos no Brasil é deficiente e o consumo localizado principalmente nos estados da região Nordeste. É sabido que a maior parte da carne de caprinos comercializada no país é proveniente de animais velhos ou subproduto da caprinocultura leiteira proveniente, principalmente, do abate de machos descartados desses rebanhos. Sem contar que, boa parte das vezes, trata-se de um produto comercializado de forma precária, de qualidade inferior, porque, geralmente, as carcaças produzidas por animais de raças leiteiras apresentam baixo rendimento em carne, contrário às exigências atuais, que são carnes de teor moderado de gordura, suficiente para garantir maciez, sabor e aroma agradável.

- Caprinos de leite
A produção de leite de cabras, ao contrário, tem se mostrado uma atividade mais bem estabelecida no país. Em qualquer região, podem ser encontrados criatórios tecnificados, e também agroindústrias de processamento do leite, responsáveis pela elaboração de inúmeros produtos, desde o leite “in natura”, em pó, até os queijos finos e outros derivados, comercializados, inclusive, em grande escala e de forma constante, em grandes redes de supermercados. Essa presença no mercado mostra que a cadeia produtiva para esse produto está bem organizada, e consegue manter uma oferta de produtos de boa qualidade, com preços compatíveis, de forma constante.

Essa situação, entretanto, tende a mudar. Não são poucos os esforços de diversos componentes da cadeia produtiva e de órgãos governamentais para que o potencial da caprinocultura de corte de produzir carne de qualidade, a baixo custo, de forma rentável, seja uma realidade. Sem contar que a pele de caprinos apresenta alta qualidade, sendo muito valorizada pela indústria de couro.

Aprenda mais sobre Caprinos, no Curso Criação de Caprinos de Corte disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações