Você, médico veterinário, se lembra de qual a ligação existente entre epidemiologia, clínica de pets e saúde pública?

A área de pets ganha cada vez mais destaque, com grandes oportunidades no mercado de trabalho. Assim como os demais campos da Medicina Veterinária, a epidemiologia também se encontra muito presente na clínica de pequenos animais

Você, médico veterinário, se lembra de qual a ligação existente entre epidemiologia, clínica de pets e saúde pública?

A epidemiologia é uma importante ferramenta para a medicina veterinária, uma vez que estuda os agravos que ocorrem em uma população, sendo utilizada como ferramenta para diagnóstico, rotina e prevenção em saúde dos pacientes e da coletividade.

Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia, apresenta como importância da epidemiologia em relação à clínica de pets:

• Cria rotinas de tratamento e diagnóstico.
• Previne e acompanha problemas sanitários nas espécies e em saúde pública.
• Ajusta estoques e tipos de medicamentos para correto atendimento na clínica, inclusive, evitando falta e desperdício.
• Melhora a biossegurança da clínica e proteção à saúde do profissional e sua equipe.
• Possibilita grande oportunidade de trabalho para inúmeros profissionais.
• Possibilita o conhecimento técnico e especializações em relação aos pacientes e procedimentos.


Para montar e aplicar um programa de epidemiologia em uma clínica de pequenos animais, o primeiro passo é conhecer a realidade do local. Isso pode ser feito através da análise da literatura, dos dados locais, em conversas informais, e no levantamento e criação de um banco de dados na clínica. Vale ressaltar também a necessidade de um bom relacionamento com os profissionais do serviço de saúde pública.

O serviço da saúde pública, a clínica de pets e a epidemiologia estão diretamente relacionados, no que diz respeito a:

Doenças de notificação compulsória: doenças periodicamente alteradas que devem ser obrigatoriamente notificadas, como as zoonoses.
Interlocução e parcerias: entre os profissionais da clínica de pets e os do serviço de saúde.
Zoonoses prevalentes x emergentes: o profissional deve estar atento a ambas visando estratégias para minimização do problema.
Diagnósticos e levantamentos: buscar sempre diagnósticos mais prevalentes, não eliminando os emergentes. Deve-se também realizar levantamentos (banco de dados) na clínica de pequenos animais.

A epidemiologia clínica permite a aplicação dos conceitos epidemiológicos aos pacientes na rotina clínica, estudando a variação de resposta e de casualidade aos tratamentos e a relação de causa e efeito. Ela verifica padrões e busca a eficiência no tratamento e rapidez no diagnóstico.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Epidemiologia do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.