Você sabe quais são os métodos de manejo de pastagens mais usados?

Manejar bem a pastagem é o primeiro e mais importante passo para uma pecuária de corte eficiente, técnica e economicamente.

Você sabe quais são os métodos de manejo de pastagens mais usados?   VetProfissional

Manejar bem a pastagem é o primeiro e mais importante passo para uma pecuária de corte eficiente, técnica e economicamente. Sendo assim, se a pastagem é o principal alimento dos animais em engorda, seu manejo correto será fundamental. Inicialmente, é importante destacar que a qualidade e a quantidade de forragem produzida nas pastagens são influenciadas por diversos fatores naturais como temperatura ambiente, além da umidade e fertilidade do solo. São influenciadas também pelo tipo de manejo adotado.

O pecuarista não pode influenciar no clima, mas pode interferir de forma significativa nos demais fatores, a começar pelo manejo do pasto. Lotação contínua, lotação alternada e lotação rotacionada são os métodos de pastoreio mais empregados e pesquisados na atualidade.

O método de lotação contínua possui duas modalidades de taxas de lotação distintas:


- Lotação contínua, com taxa de lotação fixa, onde o número de animais no pasto não varia ao longo do ano. Deve-se objetivar o manejo extensivo e a taxa de lotação da pastagem deve ser baixa

- Lotação contínua, com taxa de lotação variável, onde o número de animais no piquete varia ao longo do ano, de acordo com a disponibilidade de forragem. Em outras palavras, a taxa de lotação (número de animais no piquete) varia de acordo com a disponibilidade de forragem. As pastagens são utilizadas de forma otimizada e exigem maior intensificação do manejo. Para esse método, devem ser utilizadas taxas de lotação baixas a médias.

Já no método de lotação alternada são considerados os conceitos de período de descanso e período de ocupação dos piquetes. O período de descanso refere-se ao tempo necessário para a recuperação da pastagem após a colheita pelos animais sem, contudo, permitir que ocorram perdas na qualidade nutricional da forragem. O período de ocupação refere-se ao tempo em que os animais consumiram toda a oferta de matéria seca produzida, mas deixando biomassa e estruturas vegetais suficientes para permitir a rebrota da forrageira.

Para que o método de pastoreio com lotação alternada seja implementado, serão necessários dois piquetes. Deverá haver alternância entre a ocupação e o descanso das pastagens, de forma que o pastejo não seja prejudicial à forrageira e o crescimento da forrageira não seja prejudicial à qualidade nutricional da forragem. Pode-se empregar, nesse método, ainda, taxa de lotação contínua ou taxa de lotação variada. O método de lotação alternada apresenta melhores resultados, quando empregado em sistemas com média taxa de lotação e intensificação.

O método de pastoreio de lotação rotacionada é aquele em que se utilizam mais de três piquetes na rotação e que se aplica a situações em que o nível de intensificação e a taxa de lotação são mais altos. Corresponde, também, ao primeiro passo do processo de intensificação, sem o qual não será possível adotar tecnologias como adubação e irrigação e ter sucesso. Esse método utiliza piquetes menores e numerosos, nos quais é feito o ajuste da taxa de lotação, é estabelecida a rotação entre piquetes com base no conceito de alturas-alvo de entrada e saída e é proporcionado um período de descanso compatível com a espécie forrageira e as condições ambientais.

Nos módulos de produção conduzidos pelo método de pastoreio de lotação rotacionada, a forrageira é manejada de maneira que o pasto ofereça forragem de alta qualidade, o máximo de tempo possível, em quantidade suficiente, para que seja obtido o máximo de produção animal.

Aprenda mais sobre os métodos de manejo de pastagens mais usados no Curso Online Terminação de Bovinos em Pasto, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações