Veterinários, comemorem o seu dia!

Dia 09 de setembro é o dia do veterinário

Veterinários, comemorem o seu dia!   VetProfissional


Um dos profissionais mais conhecidos no mundo, o veterinário comemora no dia 09 de setembro o seu dia. Essa data é dedicada aos responsáveis por cuidar da saúde dos animais, sejam domésticos ou selvagens. Ainda atuam na prevenção de zoonoses, exercendo influência, também, na nossa saúde.

A profissão também é uma das mais antigas, datada de aproximadamente 2000 a.C na Babilônia e no Egito. A data da comemoração foi instituída a partir de 1933, após a regularização da profissão e do ensino de medicina veterinária no país, quando o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto Lei nº 23.133, em 9 de setembro desse ano.

Nesse decreto, ficaram definidas as funções do médico veterinário: exame, diagnóstico e aplicações de terapêutica médica e cirúrgica veterinárias; peritagem sobre o estado dos animais em casos de acidentes e questões judiciais; e atestar o estado de sanidade de animais domésticos e dos produtos de origem animal, em suas fontes de produção, fabricação ou de manipulação.

A partir de dados do IBGE, a profissão é essencial para a sociedade, haja vista que o nosso país conta com mais de 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos, sendo que, dos 65 milhões de domicílios existentes em nosso país, quase a metade possui pelo menos um cão, o que nos leva a concluir que os animais domésticos passaram a fazer parte da família brasileira.

Essa data também serve de alerta para a população, que não costuma levar seus animais ao veterinário regularmente. Seja por questões de higiene ou por cuidados com a saúde, é preciso levar o animal a um veterinário periodicamente.

Essa profissão conta com várias especializações, sendo essas as mais comuns: clínica e cirurgia de animais domésticos e silvestres, e de rebanhos; trabalhar nas indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos; trabalhar em manejo e conservação de espécies, observando os animais silvestres em cativeiro para estudar a sua reprodução e conservação, implantando projetos em reservas naturais; fazer controle de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou fiscalizar os estabelecimentos que vendem ou reproduzem animais; usando tecnologia, fazer melhoramentos de qualidade dos rebanhos.

O VetProfissional parabeniza a todos os médicos veterinários pelo seu dia, por cuidar com amor, dedicação, carinho e respeito dos animais!

Conheça o VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Fontes: Calendarr Brasil – calendarr.com
G1 – g1.globo.com
Portal São Francisco – portalsaofrancisco.com.br
Câmara dos Deputados – www2.camara.leg.br
por Renato Rodrigues

Receba Mais Informações