Acrobustite em bovinos: você conhece essa patologia? Sabe qual o tratamento?

A acrobustite é uma patologia que normalmente acomete touros zebuínos de prepúcio longo

Acrobustite em bovinos: você conhece essa patologia? Sabe qual o tratamento?

A acrobustite é uma patologia muito comum à raça de touros zebuínos, que possuem a característica fisiológica de apresentar o prepúcio longo.

“O hábito desses animais de permanecer em pastagens cuja vegetação é composta por grande número de caules lenhosos, a exemplo de cerrados e pampas, pode ocasionar ferimentos na região do prepúcio”, explica Guilherme Costa Fausto, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Medicina Veterinária.

Quando não cuidados, os ferimentos podem desencadear um processo inflamatório capaz de ocasionar o prolapso da bainha do prepúcio. Em virtude desse quadro, o animal não consegue expor o pênis e exercer a função de reprodução. Em alguns casos, os animais podem sofrer estrangúria e disúria, diagnósticos que comprometem a saúde dos touros.

O tratamento para a acrobustite é a cirurgia para remoção do excesso de tecido.

A incisão cirúrgica é feita ao longo de todo o tecido da bainha do prepúcio prolapsado. A retirada do prolapso do prepúcio é feita por meio da divulsão da pele.

Após a extirpação de volume considerável de massa prolapsada do prepúcio, aplique duas Pinças Backhaus para fixar o tecido da nova bainha, a fim de que essa não seja retraída para o interior do prepúcio, pois isso dificulta a preensão do tecido e o processo seguinte de sutura na pele do prepúcio.

O tecido extirpado é basicamente composto pela bainha prepucial. Trata-se de um tecido aumentado de volume que se encontra enrijecido e espessado. Essa massa prolapsada excedente impossibilitava o touro de expor o pênis e realizar a cobertura.

Após a remoção do tecido excedente, utilize duas Pinças Allis para verificar a viabilidade da bainha restante do prepúcio, observando sua coloração e níveis de irrigação. Em seguida, é realizada a sutura.

A sutura visa unir a nova bainha do prepúcio à pele do prepúcio. Isso possibilita o encurtamento da bainha e a abertura do óstio prepucial. Dessa forma, o animal poderá fazer novamente a exposição do pênis e a cobertura em vacas.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Grandes Animais do VET Profissional, com o Prof. M. Samuel Pereira Simonato, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e com o Prof. Guilherme Costa Fausto, especialista em clínica e cirurgia de grandes animais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Biotecnologia, Diagnóstico e Controle de Doenças dos Animais. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.