Artigos

Insuficiência cardíaca congestiva em cães e gatos: quais são as características dessa síndrome?

A insuficiência cardíaca congestiva é uma síndrome clínica decorrente de diversas doenças cardíacas. É caracterizada por altas pressões de enchimento do ventrículo (direito ou esquerdo), levando a uma congestão sanguínea.

Exame radiográfico do boleto equino: achados normais nessas imagens radiográficas

As imagens radiográficas obtidas através de quatro projeções permitem a avaliação completa e importantes informações sobre a articulação do boleto dos equinos.

Regulação da síntese hormonal: entenda mais esse processo

Os hormônios são substâncias químicas específicas sintetizadas pelo sistema endócrino ou por neurônios altamente especializados.

Pesquisa de endoparasitas: conheça as principais técnicas

A pesquisa de endoparasitas nas fezes de animais serve para detectar a presença de vermes e protozoários no organismo do animal, o que pode causar doenças intestinais.

Estrutura óssea da cabeça de cães e gatos: vamos conhecer?

No caso do estudo de estruturas da cabeça e regiões da face, torna-se necessário observar as áreas como um todo.

Interação medicamentosa na veterinária: entenda como ocorre esse evento

“A interação medicamentosa é quando existe a necessidade da utilização de dois ou mais fármacos juntos dentro de um mesmo composto (medicamento) ou quando se precisa utilizar dois grupos de medicamentos diferentes ou ainda dois medicamentos de um mesmo grupo farmacológico”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, professora do VET Profissional, Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

Sarna otodécica: o que é e como diagnosticar?

O agente é definido como “ácaro não escavador”. Essa denominação ocorre em razão de todo o seu ciclo e atividades que ocorrerem na superfície da epiderme do conduto auditivo dos animais infectados.

Ultrassonografia em fêmeas bovinas: como é feita a sexagem fetal?

O uso da ultrassonografia aplicada à reprodução de bovinos visa o planejamento reprodutivo de fêmeas bovinas, tanto em gado de corte, quanto de leite. “Ela representa uma ferramenta importante para a eficiência reprodutiva e produtiva dentro do sistema de bovinocultura”, explica Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal.

Acidez do leite: quais fatores podem interferir na acidez?

“A acidez do leite reflete, em quase 100% das vezes, a condição microbiológica do leite produzido (tanto de higiene dos equipamentos, quanto armazenamento do leite nos tanques de expansão)”, explica Adriano França da Cunha, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Ciência Animal.

Exames oftálmicos em animais domésticos: por onde começar?

O exame oftálmico é importante não só para avaliação da afecção presente, mas também para obter informações importantes sobre outros órgãos, como fígado, sistema cardiovascular etc.

Receba Mais Informações