Artigos

Importância do sistema reprodutivo para clínica de bovinos

Independente do sistema de produção, os aspectos próprios da reprodução e os índices reprodutivos podem auxiliar no diagnóstico de doenças de vários sistemas. Um exemplo disso é a possibilidade de suspeitar que afecções podais estão ocorrendo no rebanho devido à baixa taxa de prenhez, pois, como as vacas não demonstrarão cio montando umas nas outras por causa da possível dor na pata, elas não serão submetidas à inseminação ou qualquer que seja o método de concepção utilizado pela propriedade.

Antibióticos errados fazem aves criarem resistência às doenças respiratórias

A utilização errônea e o uso frequente de antibióticos na criação avícola fizeram com que, com o passar do tempo, os galináceos desenvolvessem resistências microbianas às bactérias causadoras de doenças respiratórias recorrentes. Por isso, o Ministério da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento (MAPA) passou a realizar o monitoramento do uso de antibióticos na produção avícola brasileira, principalmente em produções dedicadas ao mercado externo. Em diversos países, há uma série de restrições ao consumo de aves que foram medicadas com antibióticos.

Sr. Veterinário, você já conhece o Citosol!

O citosol é o fluido livre, gelatinoso, presente na célula. É formado por água, além de eletrólitos, proteínas e carboidratos. "Trata-se de um fluido claro, transparente que tem como função realizar a movimentação de todas as organelas presentes no citoplasma", afirma Profª. Waleska de Melo Ferreira Dantas, do VetProfissional.

Sr. Veterinário, responda: qual a finalidade do citoesqueleto?

O citoesqueleto mantém as estruturas que fazem parte da célula de forma ordenada e organizada. O citoesqueleto é formado por uma rede de filamentos dispostos dentro da célula. “Esses filamentos fazem com que cada organela permaneça no seu devido lugar, exercendo a sua função de modo adequado”, afirma Profª. Waleska de Melo Ferreira Dantas, do VetProfissional.

Unidade básica do corpo dos mamíferos? A célula!

A vida de um animal se inicia com apenas uma célula, através da fecundação de um óvulo por um espermatozoide que dá origem ao crescimento celular de um novo ser vivo. A célula é a unidade básica do corpo dos mamíferos. O corpo é formado por mais de trilhões de células.

Sr. Veterinário, saiba mais sobre a atuação dos hormônios na membrana celular

Os hormônios necessitam de receptores para atravessar a membrana celular. “Os receptores posicionados na membrana celular se conectam especificamente a hormônios hidrossolúveis: proteicos/peptídicos e hormônios derivados de aminoácidos”, afirma Profª. Waleska de Melo Ferreira Dantas, do VetProfissional.

A importância da anamnese para o trabalho com animais

Segundo Ana Carolina Silva Faria, professora do VetProfissional, “A anamnese deve ser um exame detalhado, capaz de fornecer o perfil do animal, o perfil do ambiente em que ele vive e o perfil do proprietário”. A ficha de anamnese do paciente deve ser preenchida minunciosamente e conter os seguintes dados

A água na manutenção dos fluidos corporais dos animais

A manutenção do volume de água em relação aos demais fluidos presentes dentro e fora da célula ocorre através da osmose. Dessa forma, é possível manter o nível de água e de íons osmoticamente ativos equilibrado nos meios intra e extracelular. “O nível de água deve permanecer igual em todos os compartimentos nos organismos saudáveis, e não deve haver fluxo resultante de água, ou seja, não deve haver água a mais ou a menos nos compartimentos corporais”, afirma Profª. Waleska de Melo Ferreira Dantas, do VetProfissional.

Sr. Veterinário, um pouco mais sobre a distribuição dos fluidos corporais

Os fluidos corporais localizam-se em dois compartimentos no organismo - dentro e fora da célula do animal, afirma afirma Profª. Waleska de Melo Ferreira Dantas, do VetProfissional. Por isso, são denominados: líquidos intracelulares (LIC) e líquidos extracelulares (LEC). O líquido extracelular pode ser classificado de 3 formas:

Sr. Veterinário: um pouco mais sobre homeostase e seus mecanismos

Homeostase ou homeostasia, especialmente nos seres vivos, é a propriedade de um sistema aberto em regular o seu ambiente interno, de modo a manter a condição estável de seus mecanismos. Em grego a palavra homeostase significa: Homeo – similar e Stasis - estático. Nesse sentido, a homeostase tenta manter de forma estática ou equilibrada das reações fisiológicas que acontecem dentro do organismo do animal

Receba Mais Informações