Artigos

Jardim filtrante: para que serve e como construir?

O jardim filtrante tem como finalidade dar destino as águas cinzas, isto é, águas que saem do chuveiro, do tanque e da máquina de lavar. Para construir esse jardim, é preciso colocar uma caixa para reter resíduos sólidos e uma caixa para reter gordura. “A primeira é ligada à entrada de água de toda casa, por uma tubulação, exceto do vaso sanitário. Também através de tubulação, o jardim é ligado à segunda caixa”, explica Marcelo Dias, professor do VetProfissional.

Mosca do Chifre: um dos parasitas que mais causam prejuízo à pecuária

Um dos parasitas que mais causam prejuízo à pecuária de corte ou de leite é a mosca de chifre. Sua população aumenta rapidamente com o início do período de chuvas e causa grande irritação nos animais, que ficam inquietos, tentando espantá-las. “As moscas, geralmente, ficam na região da cernelha, próximo ao pescoço dos animais. Têm preferência por animais de pelagem preta, principalmente machos inteiros”, explica Prof. Leonardo Cotta Quintão, do VetProfissional.

Córnea, esclera e limbo: o que saber sobre isso?

Córnea e esclera formam a camada fibrosa do olho. O que torna a córnea transparente e a esclera branca são os tipos de colágenos atuantes, as disposições de suas fibras e as vascularizações. O limbo é a transição entre a córnea e a esclera. “Nesta região são encontradas inúmeras células-tronco que se multiplicam em ceratócitos que caminham no sentido da córnea, levando as células que se renovarão”, explica Kelly Pontes, professora do VetProfissional.

Estudando farmacodinâmica? Conheça seus conceitos básicos

Farmacodinâmica é o estudo das alterações bioquímicas ou fisiológicas causadas no organismo pelos fármacos. A resposta decorrente dessa ação é o efeito do medicamento. “Para entender a diferença entre absorção local e absorção sistêmica serão apresentados dois medicamentos utilizados na pele do animal para controle de pulga e carrapato e suas diferenças”

Anatomia dos tetos mamários de vacas leiteiras

A forma e posição dos tetos de uma vaca influenciam na facilidade da ordenha. “A superfície dos tetos apresenta uma pele fina e a parede dos tetos é formada por diversas fibras musculares lisas pelas quais circula extenso volume de sangue”, explica Paolo Vivenza, professor do VetProfissional. Observe, na imagem, as estruturas que compõem a anatomia dos tetos:

Sr. Veterinário: como as imagens ultrassonográficas são formadas?

No transdutor do aparelho de ultrassom existem vários cristais ou elementos piezoelétricos. Quando o aparelho é ligado à tomada, a corrente elétrica faz vibrar os cristais, formando um tipo de energia denominada onda sonora que chegam aos objetos ou tecidos do corpo. Depois que a onda sonora bate nos tecidos, ela retorna até o transdutor, vibrando os cristais, fazendo com que a energia sonora seja transformada novamente em impulso elétrico.

Sr. Veterinário, saiba o que é CBT e qual a sua importância na qualidade do leite

A Contagem Bacteriana Total (CBT) avalia a qualidade microbiológica do leite indicando os níveis de contaminação. “Seu resultado é reflexo direto da higiene do processo de obtenção e conservação do leite”, explica Prof. Leonardo Cotta Quintão, do VetProfissional. As principais fontes de contaminação bacteriana do leite são:

Micoplasmose em aves causa grandes perdas econômicas e subclínicas

A micoplasmose causa grandes perdas econômicas, além de perdas subclínicas, pois seu controle é difícil de ser realizado nas granjas, explica Marcelo Dias, Professor do VetProfissional. Trata-se de uma doença que se tornou alvo do Programa Nacional de Sanidade Avícola – PNSA, por meio da Instrução Normativa SDA nº 44 de 23 de agosto de 2001, que aprovou uma série de normas técnicas para controle e certificação de núcleos e estabelecimentos avícolas em relação à micoplasmose aviária. São elas:

Sr. Veterinário, conheça o sistema independente de produção de frangos de corte

O Brasil é o segundo maior produtor de frango de corte e o maior exportador de carne de frango, mesmo sendo o mercado interno o maior consumidor dessa proteína produzida no país. “A avicultura de corte conta basicamente com três grandes sistemas de produção: sistemas independente, sistemas de integração e sistemas de cooperativa”, explica Marcelo Dias, Professor do VetProfissional.

Fisiologia das células ajuda a identificar quadros clínicos patológicos nos animais

A compreensão acerca da fisiologia das células nos ajuda a identificar quadros clínicos patológicos nos animais. “Na célula animal há o citoplasma e na célula vegetal essa estrutura é denominada de protoplasma”, afirma Profª. Waleska de Melo Ferreira Dantas, do VetProfissional.. Ambos apresentam estruturas importantes para a sobrevivência ou multiplicação das células.

Receba Mais Informações