Artigos

Planejamento da Produção na Pecuária de Corte. Como ajudar o produtor?

O planejamento dos sistemas de produção e, particularmente, de sistemas pastoris, baseia-se em informações como a projeção da dinâmica do rebanho, a identificação de épocas críticas para a sua nutrição e o estabelecimento de níveis esperados de produtividade da pastagem ao longo do ano. Essas informações permitem estabelecer épocas de provável escassez ou excesso de forragem e possibilitam prever intervenções de manejo para minimizar estresses nutricionais dos animais e condições inadequadas de utilização da pastagem.

O segredo da criação de tilápias em tanques escavados? A água

Para se ter sucesso na criação de tilápias em tanques escavados, o piscicultor deverá ter em mente que a água, em quantidade e qualidade, é fator essencial. “Portanto, deve ser monitorada constantemente”, afirma Giovanni Resende de Oliveira, Zootecnista, Mestre e Doutor em Aquicultura.

Vai criar tilápias? Conheça as três fases da produção

O piscicultor que desejar especializar-se na criação de tilápias, a fim de abastecer o mercado consumidor, deverá antes de mais nada atentar-se às três fases do processo de produção: alevinagem, recria e engorda. “Aprofundando os estudos sobre essas três fases, podemos perceber que a alevinagem é a que mais se diferencia em termos de estrutura, técnicas de produção e manejo e, por isso, necessita de conhecimentos e estrutura específica para ser realizada”,

Vai criar tilápias em tanques escavados? Acerte no tipo de solo!

Se você pretende criar tilápias em tanques escavados, saiba, então, que estudar o tipo de solo do local de escavação dos tanques é muito importante para o sucesso de seu empreendimento, afirma Giovanni Resende de Oliveira, Zootecnista, Mestre e Doutor em Aquicultura.

Os parâmetros de qualidade segundo a IN 77

Segundo a IN 77, por meio de um manejo simples, porém bem feito, é possível atingir os parâmetros de qualidade e, ainda, reduzir os custos de produção. No que diz respeito à responsabilidade social, a IN 77 reza que para um manejo bem feito, devemos levar em consideração que o leite é um produto para consumo humano, por isso, a qualidade é fundamental. O leite, portanto, deve ser livre de resíduos, tais como antibióticos, anti-inflamatórios.

Veterinário, entenda o que diz a IN 77 sobre a parasitose em gado leiteiro

Você, veterinário, está precisando entender o que reza a IN 77 sobre o controle de parasitose em gado leiteiro? Pois bem, vamos às devidas explicações: “para o controle de parasitoses no rebanho leiteiro a adoção de boas práticas no manejo sanitário é essencial, pois independente do tamanho do rebanho, a ocorrência de parasitas pode comprometer o desempenho da atividade”, afirma Prof. Leonardo Cotta Quintão

Os laticínios, cooperativas e o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite

O objetivo do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite é aproximar produtores e indústria, visando maior desenvolvimento para o setor produtivo e segurança para o consumidor. Esse plano faz parte da gestão de qualidade e está incluído no autocontrole realizado pelo laticínio ou pela cooperativa.

Aleitamento artificial em potros: saiba quando indicar

O uso de aleitamento artificial na criação de potros ocorre quando éguas com baixo escore corporal apresentam pouca produção de leite, sendo necessário administrar uma complementação aos potros, afirma Fabiana Garcia Christovão, Doutora em Medicina Veterinária na área de Patologia Animal.

Como e quando desmamar potros?

A frequência das mamadas diminui à medida que o potro cresce. Contudo, o tamanho do potro não pode ser considerado o único fator determinante para a desmama. “Muitas vezes o potro é grande e sua altura chega a ultrapassar o costado da mãe, mas trata-se de um potro que pode ser considerado ainda bastante e jovem que não deve ser desmamado”

Éguas sociáveis, potros sociáveis. Entenda!

O contato social com o ser humano começa, por exemplo, pelo hábito de escovar a égua gestante e realizar o manejo diário com maior atenção, interesse, estimulando o conforto durante a escovação. Esse tipo de cuidado pode fazer com que a égua se torne mais tranquila durante a gestação.

Receba Mais Informações