Guias de Capacitação do Veterinários. Clique e baixe!

Artigos

Lesões ósseas em animais: conheça os tipos de lesões que podem ser observadas nos exames radiográficos

Para as lesões ósseas serem vistas e detectadas radiograficamente, mais de 30% ou 50% de lesão já deve ter ocorrido no osso, ou seja, quando já se tem uma lesão maior.

Dermatofilose em equinos: conheça essa doença que acomete a pele de diversos animais

A dermatofilose é uma doença infectocontagiosa aguda ou crônica. Seu agente etiológico é a bactéria Dermatophilus congolensis, que gera uma dermatite exsudativa, com erupções crostosas e escamosas.

Você, estudante de veterinária, sabe o que é gastrotomia?

Gastrotomia é a abertura do estômago, e, muitas vezes, é confundida com gastrostomia, que é o estabelecimento de uma abertura artificial (de comunicação com o meio externo) do estômago.

Manejo sanitário na caprinocultura: quais medidas necessárias para esse manejo?

O manejo sanitário são práticas utilizadas visando diminuir o aparecimento de doenças em um rebanho e reduzir o impacto econômico. “Servem para controlar as influências negativas do meio ambiente de modo a prevenir ou controlar doenças já existentes”, explica a Dr.ª Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia.

Anemia infecciosa equina: você conhece essa doença?

A anemia infecciosa equina (AIE) é uma doença de etiologia viral causada por um retrovírus da subfamília Lentivirinae, família Retroviridae.

Indicadores de saúde: qual a importância dessa ferramenta?

“Os indicadores mostram a situação de saúde de um grupo populacional em determinado local e período a partir de observações, de dados quantitativos ou literatura”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia.

Salmonella: quais são as características e perigo desta família de bactérias?

As bactérias do gênero Salmonella pertencem à família Enterobacteriaceae, são patógenos primários, ou seja, produzem doenças e causam inúmeros prejuízos a diversas espécies de animais e em humanos, com enorme frequência. Além disso, representam uma preocupação muito grande na cadeira alimentar de carnes, ovos e produtos processados.

Tenotomia do flexor digital profundo: quais as indicações para esse procedimento?

Tenotomia do flexor digital profundo: procedimento cirúrgico que tem como finalidade corrigir deformidades flexurais das articulações interfalangeanas.

Síndrome do osso navicular em equinos: o que é?

A síndrome do osso navicular possui características (histológicas, radiográficas e ultrassonográficas) de uma doença articular degenerativa crônica, como a osteoartrite. Sendo assim, muitas vezes não ocorrerá uma evolução positiva com relação ao tratamento.

Celiotomia: o que é? Como é feita?

• Celio = abdômen. • Tomia = incisão. Trata-se da incisão da região do abdômen.

Receba Mais Informações