Artigos

Clostridioses em bovinos: doenças bacterianas de alta mortalidade

As Clostridioses são um complexo de enfermidades que ocorrem de forma muito rápida e fatal, e é causado por bactérias do gênero Clostrídios. Essas bactérias têm capacidade de esporulação, e são encontradas nas fezes dos animais, no solo, entre outros, explica Marcelo dias da Silva, Professor do VET Profissional.

Ceratotomia em grade: o que é, do que se trata e quando é indicada?

A ceratotomia em grade consiste no procedimento cirúrgico que trata de lesões da córnea e exposição de células profundas do estroma, e debridamento das lesões para remoção de tecido e estímulo de reparação da córnea com maior eficiência. “A ceratotomia é indicada para casos em que úlceras de córnea não foram curadas por meio de tratamento médico clínico”,

Anestesia inalatória em cães e gatos: vantagens e desvantagens

A anestesia inalatória é a técnica de introdução de um agente anestésico por via respiratória através de vaporização. “Após a absorção pelo pulmão, o agente alcança a corrente sanguínea e chega até o sistema nervoso central, local em que produz o efeito desejado”, explica o Professor Luís Eugênio Franklin Augusto, do VET Profissional.

Clostridioses em caprinos: doenças bacterianas de alta mortalidade

As Clostridioses são um complexo de enfermidades que ocorrem de forma muito rápida e fatal em caprinos, e são causadas por bactérias do gênero Clostrídios. Essas bactérias têm capacidade de esporulação, e são encontradas nas fezes dos animais, no solo, entre outros, explica Dra. Magna Coroa Lima, Professor do VET Profissional.

Sr. Veterinário: conheça as dimensões da suinocultura brasileira

O dimensionamento da suinocultura brasileira envolve a estimativa do número de animais produzidos, bem como a movimentação financeira dos elos que formam a cadeia produtiva, explica Mariana Costa Fausto, professora do VET Profissional.

Suinocultor integrado/cooperado: o que saber sobre esse modelo?

O objetivo do sistema integrado/cooperado de criação de porcos é atender à agroindústria. “Nesses casos, a agroindústria realiza um contrato com o suinocultor que dedica toda a sua produção diretamente para a empresa”, explica Mariana Costa Fausto, professora do VET Profissional.

Sr. Veterinário, responda: o que é a ceratotomia em grade?

A ceratotomia em grade consiste no procedimento cirúrgico que trata de lesões da córnea e exposição de células profundas do estroma, e debridamento das lesões para remoção de tecido e estímulo de reparação da córnea com maior eficiência, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, professora do VET Profissional. É indicada para casos em que úlceras de córnea não foram curadas por meio de tratamento médico clínico.

Veterinário Radiologista: atenção aos artefatos de imagem!

Os artefatos de imagem são exibições de informações (imagens) que não correspondem exatamente à verdadeira imagem da área examinada. São frequentemente observados nos exames ultrassonográficos. Os artefatos mais comuns vistos dentro da avaliação ultrassonográfica dos animais são:

Estenose aórtica: o que é e como acontece?

A estenose aórtica é uma doença caracterizada pela obstrução parcial da via de saída do ventrículo esquerdo. Esta enfermidade pode ocorrer nas estenoses subvalvar (mais comum), valvar e supravalvar. “Acontece tanto em animais sem raça definida, quanto nos de raça, porém é mais comum em animais de raças grandes e gigantes, como Golden Retriever, Dogue Alemão, Samoieda, Terra Nova, Boxer, dentre outros”, explica Luiz Eduardo, professor do VetProfissional.

Sr. Veterinário, responda: o que é cardiopatia congênita e como ela acontece?

Cardiopatia congênita é o defeito morfológico na estrutura e função do coração ou dos grandes vasos, presentes no nascimento do animal. Ocorrem no desenvolvimento embrionário, podendo acometer cães e gatos. Possui, porém, baixa prevalência.

Receba Mais Informações