O fígado, maior glândula do corpo, produz uma secreção extremamente importante liberada no intestino delgado, a bile. Essa substância auxilia principalmente na emulsificação da gordura, além de ajudar na digestão de algumas proteínas e carboidratos.
“O controle nervoso do sistema gastrointestinal atua em conjunto com alguns hormônios”, explica Waleska de Melo, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal e Mestre em Medicina Veterinária. Saiba quais são esses hormônios, onde são produzidos e quais funções desempenham na fisiologia da digestão.
Quando estudamos o poder do veneno das abelhas, descobrimos que um dos componentes do veneno, a Melitina, é 200 vezes superior ao mais potente corticoide sintético, e a Apamina inibe a destruição da Mielina (responsável pelas sinapses entre as células nervosas), dando chance ao organismo de criar uma nova rede de comunicação.
O consumo de leite de cabra está diretamente relacionado ao menor risco de desenvolver síndrome metabólica, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer de cólon e também à melhoria na densidade óssea. Perante tantos benefícios, o produtor deve se atentar ao fato de que a qualidade do leite caprino está condicionada a um manejo sanitário adequado.
As endoparasitoses são uma das principais causas da redução de produtividade em criações de pequenos ruminantes. Geralmente, não ocorrem com a presença de um único gênero parasitário, mas sim de forma mista. Por isso, são um desafio para o médico veterinário.
A displasia coxofemoral acomete todas as espécies, principalmente cães de grande porte. Também pode acontecer em gatos, porém é mais raro. Ocorre devido a uma doença hereditária poligênica, com alterações fenotípicas acontecendo cedo e tardiamente.
A febre do Nilo é uma doença de etiologia viral (flavivirus; família Flaviviridae) que conta com 65 espécies de mosquitos e 326 espécies de pássaros como vetores.
Dentre os protozoários que frequentemente acometem os animais, a Giardia spp. tem despertado grande interesse de pesquisadores na Medicina Veterinária, possivelmente por seu potencial como agente de zoonose.
A saculite, também conhecida como doença do saco anal, é um distúrbio que ocorre na área anal de pequenos animais, comum em cães, mas rara em gatos.
A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) foi criada por um acordo internacional, tendo a sua sede em Paris. Está ligada à ONU e realiza reuniões anuais com delegados dos países membros.