Tristeza parasitária: umas das principais patologias em bezerros

Doença que causa anemia e apatia nos bezerros em função de patógenos, porém com características diferentes

 

Tristeza parasitária: umas das principais patologias em bezerros
 

A Tristeza Parasitária acomete animais um pouco mais velhos, quando eles estão num período de “janela imunológica”, onde os mecanismos de defesa ainda não são suficientes para eliminação dos patógenos envolvidos.
Os patógenos responsáveis pela Tristeza Parasitária bovina são: Riquétsia Anaplasma spp (Riquétisa Anaplasma marginale), Babesia spp (Babesia bovis e/ou Babesia bigmina), é o que explica o Prof. Pedro Henrique de Araujo Carvalho, Doutor em Nutrição de Ruminantes pela Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Figura1 – Bezerro em situação de apatia

Figura1 – Bezerro em situação de apatia

 

Essa doença causa uma anemia intensa, porém com características de acordo com cada patógeno.
- Riquétsia Anaplasma marginale: remoção de eritrócitos principalmente no baço
- Babesia bovis/babesia bigemina: eritrócitos removidos dentro dos leitos capilares causando hemólise intravascular com ruptura de hemácias.
- Babesia bovis somente: congestão de vasos no sistema nervoso central.


Formas de diagnóstico para tratamento

- Leitura de lâminas
- Necrópsia
- Avaliação clínica

 

Formas de contaminação

- Picada de mosquito
- Moscas hematófagas
- Fômites
- Transmissão vertical

 

Prevenção

Se baseia no controle de pequenas quantidades de carrapatos nas fases iniciais da vida dos bezerros (após desmama ou no aleitamento). Eles devem entrar em contato com o carrapato e com os patógenos envolvidos, fazendo com que se desenvolva uma resposta imune eficiente.

 

Tratamento para os quadros de tristeza parasitária bovina

- Utilização de fármacos.
- Administração de sangue para restabelecimento do volume globular.
- Detecção precoce.
Os cuidados envolvendo a Tristeza Parasitária devem se basear em diminuir a quantidade de vetores e, nos casos de animais acometidos, realizar o diagnóstico precoce para estabelecimento de um tratamento rápido e eficiente.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Paolo Vivenza, Mestre e Doutor em Nutrição e Produção Animal pela Escola de Veterinária da UFMG, e com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal pela mesma universidade, e Doutorando em Nutrição de Ruminantes também pela UFMG. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.