O que é hematologia e como realizar coleta de sangue e conservação de amostras?

A hematologia é o campo de estudos que aborda a fisiologia e patologia do sangue

O que é hematologia e como realizar coleta de sangue e conservação de amostras?

Como os pacientes da Medicina Veterinária não falam, os exames laboratoriais são extremamente úteis para o diagnóstico de algumas enfermidades.

A Hematologia, que é o estudo dos componentes presentes no organismo dos animais, possibilita a identificação das alterações no corpo dos pacientes.

O Médico Veterinário precisa saber coletar amostras de sangue para hemograma nas espécies domésticas, bem como realizar os exames em laboratório, é o que explica a Profa. Waleska de Melo, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa.

 

Coleta de sangue e amostras sanguíneas

Ao fazer a coleta de sangue é necessário atentar para o tipo de tubo anticoagulante que melhor preservará as características das células sanguíneas ou EDTA.

Deve-se escolher o tamanho adequado a ser utilizado em relação à quantidade de sangue que o tubo comporta, obedecendo à seguinte relação; anticoagulante x sangue.

Para realizar a coleta de amostra sanguínea utiliza-se tubos a vácuo, agulhas, seringas, luvas descartáveis entre outros materiais estéreis, utilizados pelo médico.

 

São disponíveis no mercado três tamanhos de tubos com EDTA:

a) Tudo de tampa roxa: armazena até 4 ml de sangue.
b) Tubo rosa: armazena até 2 ml de sangue.
c) Tubo pequeno: armazena apenas 0,5 ml de sangue.

 

Figura 1 – Exemplo de tubo roxo para 4 ml de sangue.

Figura 1 – Exemplo de tubo roxo para 4 ml de sangue.

 

A variação de tamanho entre os tubos para coleta auxilia o Médico Veterinário a identificar a necessidade de uso para cada um deles de acordo com o porte do animal.

Além de escolher o tipo de tubo para coletar a amostra sanguínea, o Médico Veterinário deverá definir o tipo de sistema de coleta que são dois: fechado, a vácuo e manual.

Após coletar o sangue, passa-se o mesmo para o tubo coletor da forma adequada.

 

Figura 2 – Passagem do sangue coletado da seringa para o tubo coletor.

Figura 2 – Passagem do sangue coletado da seringa para o tubo coletor.

 

Após tampar o tubo, faz-se a homogeneização do material juntamente com o EDTA presente no mesmo para evitar coagulação do sangue.

As amostras podem ser encaminhadas para o laboratório para análise do hemograma completo.

 

Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Clínica Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.