O que é mastite e como ocorre em cadelas?

Médico Veterinário, como identificar e tratar mastite em cadelas?

O que é mastite e como ocorre em cadelas?

A mastite é uma neoplasia mamária que ocorre em função da inflamação nas glândulas mamárias

Muito mais comum em cadelas que em gatas, ocorrendo após o parto, em função de uma infecção causada pelas bactérias de origem cutânea, exógena ou hematógena, é o que explica o Prof. Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirurgia de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa.

As bactérias que causam a mastite são: E. coli, Staphylococcus, Streptococcus, são os mais comuns. Elas são isoladas a partir de uma amostra do leite e se faz análise em laboratório. Com os resultados, se identifica quais são os antibióticos que essas bactérias são resistentes.

Figura 1 – Mama de uma cadela acometida por mastite.

Manifestações clínicas que a cadela pode apresentar:

- Alterações nas glândulas mamárias (inflamações)
- Febre
- Desidratação e aneroxia
- A cadela rejeita os filhos na hora de amamentar em função das dores causadas na(s) mama(s) inflamada(s)
- Necrose e abcesso

Tratamento da mastite

A base é utilizar antimicrobiano, em função da bactéria presente no antibiograma. Porém, até o resultado do exame ficar pronto, o Médico Veterinário precisa orientar o tutor como proceder.

- Geralmente trata-se com amoxilina + áxido clavulônico ou cefalexina.
- Analgésicos, compressas mornas, abscessos e gangrenas devem ser tratadas cirurgicamente.
- Ingestão hídrica e calórica da cadela
- Desmame dos filhotes, com alimentação suplementar para eles.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa e com o Prof. Dr. Rodrigo Horta, Mestre pela UFMG em Avaliação da Nocicepção, complicações pós-operatórias e impacto na qualidade de vida em técnicas de mastectomia na espécie canina. Doutorado sanduíche pela UFMG e na University of Cambridge, Inglaterra, em Propostas terapêuticas para o mastocitoma canino. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!