Anestesia geral: características, aplicação, vantagens e desvantagens

Anestesia geral injetável é a administração de fármacos anestésicos de forma injetável com o objetivo de alcançar os pilares da anestesiologia

Anestesia geral: características, aplicação, vantagens e desvantagens   Artigos VetProfissional

Anestesia geral injetável é a administração de fármacos anestésicos de forma injetável com o objetivo de alcançar os pilares da anestesiologia, tais quais: inconsciência, relaxamento muscular, analgesia e estabilidade autonômica.

As características ideais de uma anestesia injetável são:


- ser solúvel em água;
- ser estável em solução aquosa;
- estar presente em concentrações adequadas;
- apresentar pequena variação individual;
- apresentar ampla margem de segurança; e
- não causar lesões extra-musculares.

Formas de aplicação de anestesia geral:


A maioria dos fármacos responsáveis por anestesia geral injetável é aplicado pela via endovenosa. Contudo, alguns deles podem ser aplicados de forma intramuscular. São formas ou técnicas de aplicação pela via endovenosa:

- bolus: aplicação de medicação com o objetivo de aumentar rapidamente a concentração do medicamento no sangue e no cérebro do paciente, proporcionando indução anestésica eficaz.
- infusão contínua: na qual programa-se a administração do medicamento continuamente, em um determinado intervalo de tempo calculado em relação ao peso do paciente.
- infusão variável: na qual programa-se a administração do medicamento de forma variável, em intervalos de tempos distintos.

Vantagens da anestesia geral injetável:


- praticidade: emprega-se equipamentos simples, entre eles agulha, seringa, catetr, bolsa de soro, esparadrapo, bomba de infusão e anestésicos.
- rápida indução anestésica: de forma segura e estável.
- custo razoável.

Desvantagens da anestesia geral injetável:


- longa recuperação: é uma técnica que depende de certo período de tempo para que ocorra a metabolização do fármaco pelo paciente até que elimine o anestésico e, efetivamente, acorde da anestesia.
- difícil adequação ao plano anestésico: a adequação ao plano anestésico não é precisa.
- a maioria dos anestésicos injetáveis não possui antagonista específico.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anestesiologia Veterinária do VET Profissional, com o Prof. M. Luís Eugênio, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações