Anestesia odontológica para cães e gatos: quais são os ramos de bloqueio?

A utilização dos bloqueios anestésicos é muito utilizada pelos médicos veterinários, especialmente na odontologia veterinária

Anestesia odontológica para cães e gatos: quais são os ramos de bloqueio?

O principal objetivo da anestesia é bloquear a transmissão nociceptiva, atuando nos canais de sódio e evitando o potencial de ação que leve a uma informação dolorosa ao sistema nervoso central.

Fernando Tadeu Tavares Fernandes, Mestre em Cirurgia Veterinária e professor do VET Profissional, explica que, como todo manuseio de medicamento, a aplicação de anestesia também requer cuidados. A manipulação da agulha deve ser feita de forma cuidadosa para que não ocorram danos aos tecidos neurovasculares, sempre observando se a seringa não foi preenchida com sangue ao administrar injeções intravasculares no bloqueio do ramo, pois isso indicaria perfuração de vasos. Outro cuidado que o anestesista deve ter diz respeito a dose correta do anestésico, a fim de evitar efeitos tóxicos sistêmicos.

A seguir, será apresentado como é feito o acesso a 3 ramos nervosos para realização dos seus bloqueios:

- 1º ramo de bloqueio: infraorbital: Para esse tipo de bloqueio, a aplicação deve ser intraoral. O arco zigomático deve ser usado como referência. A palpação deve ser feita no local desejado até localizar um aprofundamento ósseo da região. O local desse bloqueio são os ossos ipsilaterais, tecidos moles da face e dentes molares superiores.

Em animais braquicefálicos e felinos, o canal infraorbitário é muito curto e próximo da região ocular. Portanto, a agulha deve ser sempre inserida por uma distância também muito curta e em um ângulo ventral.


- 2º ramo de bloqueio: mentoniano: O nervo mentoniano, localizado na região da mandíbula, é terminal do nervo inferior alveolar, terminado rostralmente. Seu bloqueio é realizado quando se deseja alcançar uma inervação mais local e periférica. A palpação deve ser feita na prega vestibular, caudalmente ao dente canino, para sentir o sulco forame mentoniano médio e, assim, encontrar a área de bloqueio.
Locais de bloqueio: parte rostral da mandíbula, o lábio inferior, o queixo, os dentes caninos e incisivos mandibulares.


- 3º ramo de bloqueio: nervo maxilar: O nervo maxilar localiza-se medialmente ao osso zigomático. Seu bloqueio é semelhante ao do nervo infraorbital. O bloqueio do nervo maxilar é feito, utilizando como referência, o ponto abaixo do arco zigomático. Pode-se também colocar o dedo atrás do último molar.
Vai atingir o palato mole ipsilateral, o palato duro, o osso, a mucosa, o meato nasal ventral e o recesso maxilar.
Locais de bloqueio: quarto pré-molar superior e dentes molares.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Odontologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Fernando Tadeu Tavares Fernandes, Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.