Animais ruminantes: quais as principais características no sistema digestório desses animais?

Ao contrário de animais carnívoros, o pré-estômago e o estômago verdadeiro são as principais estruturas envolvidas na digestão e não os intestinos

Animais ruminantes: quais as principais características no sistema digestório desses animais?

Os animais ruminantes possuem estômago composto e realizam a digestão fermentativa e enzimática.

Os animais ruminantes são assim denominados devido à capacidade de remastigar os alimentos”, explica Waleska de Melo, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal e Mestre em Medicina Veterinária.

Alimentam-se de forragens, a exemplo de bons pastos, fenos etc. Esse tipo de alimento garante que o trato digestivo desses animais funcione regularmente.

Ruminantes também podem se alimentar de ração, ou concentrados, mas as forragens são indispensáveis para manter a microbiota estomacal e intestinal.

Possuem pré-estômagos, locais onde ocorre a digestão fermentativa e não secretam enzimas digestivas. As estruturas que fazem parte dos chamados pré-estômagos funcionam como depósito para fermentação microbiana. São elas: Rúmen, Retículo e Omaso.

Nos pré-estômagos ocorre digestão de carboidratos, a hidrólise e oxidação anaeróbica para geração de ATP (energia) para os ruminantes.

Possuem compartimento estomacal, também denominado “estômago verdadeiroonde ocorre a secreção de enzimas digestivas, ou seja, digestão enzimática. Esse compartimento é responsável pela condução do alimento parcialmente digerido para o duodeno.

O intestino delgado dos ruminantes é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo. Já o intestino grosso em ceco e cólon.

O ceco de animais ruminantes é fundamental para fazer a digestão de carboidratos que não foram digeridos no rúmen. Não possui o mesmo tamanho ou a mesma importância que em animais equinos.

No intestino grosso ocorre o processo de decomposição, síntese e conversão da ingesta mediado por enzimas bacterianas e é nele onde a maior parte da água ingerida é absorvida.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Sistemática do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.