Aparelho digestório: estômago composto de animais domésticos – como funciona?

O estômago de animais é classificado em estômago simples e estômago composto. Qual a diferença ente eles? O estômago simples faz somente a digestão química, e o estômago composto é responsável pela digestão fermentativa

 

Aparelho digestório: estômago composto de animais domésticos - como funciona?

O estômago simples faz somente a digestão química, ou seja, a transformação do alimento em substâncias diferentes do alimento inicial. Tem mucosa gástrica que mantém o pH ácido do estômago para fazer a quebra dos alimentos. Animais que possuem esse tipo de estômago são os carnívoros como por exemplo os cães, os gato, os suínos e os equinos, é o que explica do Prof. Dr. Marcelo Lopes, especialista na área de Morfologia Animal, atua nas áreas de Anatomia Veterinária, Clínica Veterinária, Ginecologia e Andrologia Animal, além de cirurgia animal.

Os animais que tem o estômago composto são os animais chamados ruminantes que são os bovinos, os caprinos e os ovinos. O estômago composto é dividido em 4 compartimentos:
Rumem
Retículo
Omaso e
Abomaso


O alimento passa por esses compartimentos na sequencia apresentada. São animais chamados de ruminantes são os que tem como característica voltar o alimento para boca e fazer várias mastigações.

 

Figura 1 - Os quatro compartimentos do Estômago Composto de um bezerro recém-nascido

Figura 1 – Os quatro compartimentos do estômago composto de um bezerro recém-nascido

 

O estômago dos ruminantes é como uma “fábrica” de processamento de capim. O rúmen, o retículo e o omaso ficam responsáveis pelo processamento do capim, principalmente pela digestão fermentativa. Depois de todo processo, o alimento transformado vai para o abomaso.


O abomaso faz a digestão química (semelhante ao estômago simples, mesma função) e, onde ocorre também a diminuição das partículas do alimento. O abomaso tem a estrutura mais semelhante do estômago simples, com sua mucosa que também produz suco gástrico.


O animal recém-nascido alimenta-se de leite e o abomaso é o órgão mais desenvolvido e é nele que ocorre a digestão química.
À medida que o animal cresce e começa a consumir outros alimentos, há contaminação por outros microrganismos que vão compor a flora intestinal. O estômago vai se desenvolvendo os demais compartimentos, ou seja, o rúmen, o retículo e o omaso para digerir os alimentos como capim.

 

Figura 2 – Estômago de pequeno ruminante adulto visto da direita

Figura 2 – estômago de pequeno ruminante adulto visto da direita

 

Importante enfatizar que o alimento no animal adulto vai e volta do rúmen para o retículo para fazer a digestão fermentativa; no entanto, quando o conteúdo está pronto, vai para o omaso de onde não retorna mais.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Veterinária – Anatomia Sistemática dos Animais Domésticos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Lopes de Santana, Doutor em Morfologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.