Articulações do joelho de animais domésticos: conheça as principais estruturas

A articulação do joelho é formada pelo contato entre o osso fêmur e os ossos da perna tíbia e fíbula e dividida em femorotibial e femoropatelar

Articulações do joelho de animais domésticos: conheça as principais estruturas

A articulação do joelho é formada pelo contato entre o osso fêmur e os ossos da perna tíbia e fíbula. Entre os ossos envolvidos nessa articulação, está presente ainda o osso Patela, maior osso sesamoide do animal.

A Articulação do joelho pode ser dividida em dois pontos principais, como mostra Marcelo Lopes de Santana, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutor em Morfologia Animal:

• Articulação femorotibial.

• Articulação femoropatelar.


A articulação femorotibial apresenta uma área onde se percebe falta de estabilidade entre os ossos. Isso se deve ao formato convexo da superfície dos côndilos do fêmur. Simultaneamente, na tíbia possui uma superfície também em formato de côndilos, porém com aspecto quase plano.

Desse modo, uma superfície convexa em contato com uma superfície plana acarreta em certa falta de estabilidade. Para corrigir essa incongruência entre ambas as superfícies do fêmur com a tíbia, há dois discos de tecido fibrocartilaginoso chamados meniscos, menisco lateral e menisco medial, posicionados entre os ossos.

Os meniscos apresentam superfície côncava que forma o encaixe entre as superfícies convexas e planas do fêmur e da tíbia.

A articulação femoropatelar é classificada como uma articulação troclear, pois a patela desliza em direção à tróclea do fêmur quando ocorre o movimento de flexão entre esse último e a tíbia.

Para realizar esse movimento de deslizamento, a patela apresenta três ligamentos patelares:

• Ligamento patelar lateral;

• Ligamento patelar intermédio;

• Ligamento patelar medial.


Há ainda outros ligamentos. Entre eles, localizado na face lateral, ocorre o ligamento colateral, relacionado com à articulação femorotibial. Esse ligamento ocorre tanto na face medial quanto na face lateral, recebendo dessa forma os sufixos: ligamento colateral lateral e ligamento colateral medial.

Para aumentar a estabilidade da articulação do joelho, há ainda outro conjunto de ligamentos que relaciona a patela ao fêmur denominado ligamento femoropatelar, também ocorrendo em ambas as faces da articulação do joelho, denominados: ligamento femoropatelar lateral e ligamento femoropatelar medial.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Veterinária - Osteologia e Miologia de Animais Domésticos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Lopes de Santana, Doutor em Morfologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.