Avaliação da eficiência da dieta das vacas através do Nitrogênio Ureico no Leite (NUL)? Entenda

O nitrogênio ureico no leite é considerada uma ferramenta importante, barata, simples e rápida de executar para se monitorar a nutrição proteica das vacas leiteiras

Avaliação da eficiência da dieta das vacas através do Nitrogênio Ureico no Leite (NUL)? Entenda

A utilização do nitrogênio ureico no leite (NUL) é uma das principais ferramentas que podem ser utilizadas pelo nutricionista para avaliar a eficiência da dieta. Qualquer alteração pode ser um indicativo de erros no manejo nutricional.

As mensurações são importantes, pois mostram como está o metabolismo do animal e a fermentação rumenal, já que a produção de proteína do leite e a utilização dessa fração de nitrogênio ureico estarão relacionadas com a utilização da proteína e também dos carboidratos”, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia.

As frações de proteína e carboidrato de lenta, média e rápida degradação no rúmen devem estar associadas. Dessa forma, ao mesmo tempo as bactérias têm disponíveis as frações carbônicas e nitrogenadas, conseguem realizar a sua proliferação, aumentando a quantidade de proteína microbiana, a taxa fermentativa e a produção dos ácidos graxos no rúmen.

A ureia, por ser uma molécula pequena e neutra, possui alta permeabilidade entre as células do organismo animal, sendo secretada no leite, transformando-se em nitrogênio ureico do leite.

Os valores normais de nitrogênio ureico no leite devem estar entre 10 e 14 mg/dL. Quanto mais próximo de 12, melhor o aproveitamento.

Concentrações menores de NUL indicam deficiência de proteína. Já o excesso pode ser de proteína, um desbalanço entre os aminoácidos ou deficiência de carboidrato.

O nitrogênio ureico no leite será então uma ferramenta importante, barata, simples e rápida de executar para se monitorar a nutrição proteica das vacas leiteiras. A avaliação do NUL pode identificar baixa eficiência de utilização do nitrogênio.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Nutrição de Bovino Leiteiro do VET Profissional, com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia – Nutrição animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorando em Nutrição de Ruminantes pela mesma universidade. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.