Aves e pets exóticos podem ser acometidos por patologias relacionadas ao estresse? Entenda!

Mesmo em condições excelentes de manejo em cativeiro, é possível dizer que os animais silvestres sofrem de estresse, pois o histórico dessas espécies comprova que são animais geneticamente selecionados para viverem na natureza

Aves e pets exóticos podem ser acometidos por patologias relacionadas ao estresse? Entenda!

Mesmo em condições adequadas de manutenção e de manejo, os animais silvestres sofrem estresse quando são mantidos em cativeiro e também ao entrar em contato com uma série de estímulos diferentes daqueles com os quais estão acostumados na natureza.

Esse tipo de estresse pode causar distúrbios que prejudicam a saúde das aves e de pets exóticos a curto ou a longo prazo”, explica Letícia Bergo Coelho Ferreira, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestra em Morfofisiologia dos Animais Domésticos e Selvagens.

É fundamental que o médico veterinário compreenda as causas do estresse e saiba identificar as alterações fisiológicas que ele pode causar ao organismo animal.

Diferente das espécies domésticas que associam a presença humana a algum tipo de recompensa (alimento, assistência, carinho, atenção) os animais silvestres manifestam de forma muito intensa, repostas de seus ancestrais selvagens ao contato humano.

A simples presença do médico na clínica e cuidado desses pacientes pode desencadear estímulos de estresse que acarretam distúrbios metabólicos consideráveis e prejudiciais à saúde dos animais.

Contudo, é bom ressaltar que o estresse é um processo natural de todos os organismos vivos que permite enfrentar condições adversas ou alterações ambientais. Corresponde a uma série de respostas fisiológicas normais contra os agentes agressores. Por isso, essas respostas nem sempre podem ser consideradas ruins.

Para animais silvestres, a simples presença humana, a conversa ou a intenção de contato pode representar uma agressão. Estímulos humanos deixam esses animais extremamente estressados configurando fatores predisponentes ao desenvolvimento de patologias.

Para compreender o mecanismo do estresse, é importante atentar para quais são os estímulos que afetam o equilíbrio de animais domésticos e quais são os estímulos que afetam o equilíbrio de animais silvestres e exóticos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica e Manejo de Animais Silvestres e Pets Exóticos do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Letícia Bergo Coelho Ferreira, Mestra em Morfofisiologia dos Animais Domésticos e Selvagens. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.