Banho e tosa de cães e gatos: qual deve ser a postura do profissional tosador?

A operação de tosa é uma arte. O tosador deve ser, antes de tudo, um artista para desenvolver o trabalho de forma adequada

Banho e tosa de cães e gatos: qual deve ser a postura do profissional tosador?

Como em todas as profissões, o profissional do banho e tosa precisa amar sua profissão, ter prazer em trabalhar com animais, ser paciente, responsável, gentil, enérgico sem ser agressivo, ser sincero e verdadeiro durante esclarecimentos e conversas com os donos dos animais.

No que diz respeito a sua postura no trabalho, não é adequado fumar e nem estar com cheiro de cigarro durante todo o tempo útil de serviço, não se pode alterar o tom de voz, não é permitido prescrever medicamentos e nem fazer atendimento clínico aos animais (essas atividades são restritas ao médico veterinário), entre outros. “É importante, também, sempre assumir seus atos diante de seus colegas e clientes, no caso de problemas ou falhas”, explica Alessandra Sayegh Arreguy Silva, Médica Veterinária e Professora do curso Banho e Tosa em Cães e Gatos – Infraestrutura, Banhos e Tosa Higiênica, do VET Profissional, que é Mestra em Medicina Veterinária.

O profissional de banho e tosa precisa ser verdadeiro com o cliente. Por exemplo, caso você identifique um grande embolamento de pelo e que, nesse caso, a melhor solução é tosá-lo ou cortá-lo, explique ao proprietário e peça autorização para realizar o procedimento.

Um corte ou uma tosa indesejados podem causar falhas no pelo do animal, devido a movimentação, e incompreensão por parte do proprietário, que ficará insatisfeito com seu serviço e não voltará ao seu estabelecimento.

De forma geral, nunca faça nenhum procedimento por conta própria. Uma boa conversa com argumentos pertinentes sempre é a melhor solução para evitar possíveis frustrações por parte dos clientes.

Também competirá ao banhista e, ou tosador, informar sobre qualquer observação pertinente em relação ao animal, como, por exemplo, algum tipo de doença de pele, se há pulgas ou carrapatos, se você observar algum comportamento estranho como apatia ou raiva, se o animal evacuou ou urinou de forma anormal, se o ouvido está inflamado ou qualquer outra ressalva que achar necessária.

Oriente o proprietário sobre a necessidade de levar seu animal ao veterinário. Você pode salvar uma vida, pois muitas doenças precisam de um tratamento precoce para evitar a morte do animal. Pode parecer um absurdo, mas um simples carrapato pode transmitir doenças graves aos animais, como a erlichiose e a babesiose.


Aprenda mais sobre esse assunto no curso on-line Banho e Tosa em Cães e Gatos – Infraestrutura, Banhos e Tosa Higiênica do VET Profissional, com a Prof.ª Alessandra Sayegh Arreguy Silva, Médica Veterinária, especialista em Clínica e Cirurgia em Pequenos Animais. A Professora Alessandra possui MBA em Gestão de Negócios pela UNIVIÇOSA e é Mestra em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.