Biodigestores e medicina veterinária: o que é importante saber?

Os sistemas modernos de produção não devem ser fundamentados apenas no objetivo de produzir alimentos de forma eficiente, mas deve, também, buscar condições adequadas para dar um destino seguro aos dejetos gerados na produção

Biodigestores e medicina veterinária: o que é importante saber?

O descarte de resíduos diretamente na natureza ainda é uma realidade, infelizmente. Por isso, é de extrema importância que o médico veterinário tenha conhecimento sobre esses sistemas para que possa orientar ao produtor rural e outros sobre as possibilidades de processamento, cumprindo seu compromisso social com o meio ambiente, devolvendo à natureza efluentes de excelente qualidade, gerando ganhos ambientais e recursos, inclusive financeiros e energéticos, ao invés de poluição.

O biodigestor consiste em uma técnica utilizada para solucionar o problema gerado pelo descarte de resíduos produzidos nas mais diversas atividades na propriedade rural, nas residências, entre outros”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica.

Através da biodigestão, dejetos e restos culturais são decompostos e, de certa forma, esterilizados. Esse processo baseia-se no princípio de que microrganismos podem reciclar esses dejetos, transformando um problema em possibilidade de ganho ambiental, financeiro e energético.

Os biodigestores são compartimentos fechados (sem contato com o ar atmosférico), onde os microrganismos anaeróbicos decompõem a matéria orgânica. Existem diversos tipos de biodigestores, de acordo com o objetivo, com a matéria-prima e com as características locais.

Desse modo, o biodigestor pode ser:

• De produção contínua: por longo período, sem necessidade de abertura do equipamento; ou
• A biomassa é colocada no biodigestor ao mesmo tempo em que o biofertilizante é retirado.

E, quanto aos tipos de matéria-prima a serem processados, podem ser:

• Restos de tratos culturais: folhas, cascas de frutas, palhadas, entre outros;
• Resíduos de produção animal: dejetos da suinocultura e de currais, frigoríficos, laticínios (esterco, urina, sangue etc.);
• Esgoto das cidades.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Saneamento e Zoonoses do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.