Bioquímica clínica da função cardíaca: biomarcadores a importância da utilização

O uso de biomarcadores é importante no tratamento de patologias que acometem o coração dos animais domésticos; assunto de grande relevância para o Clínico Veterinário

 

Bioquímica clínica da função cardíaca:  biomarcadores a importância da utilização

Qual a importância dos biomarcadores?

São utilizados para verificar a ocorrência de quadros patológicos quanto para verificar a recuperação dos pacientes e a eficácia de tratamentos, ou seja, são capazes de identificar lesões cardíacas.

 

Características dos indicadores ou biomarcadores

São indicadores de um processo fisiológico, bem como representa a resposta do organismo em função da intervenção terapêutica. São capazes de indicar lesões no coração e funcionamento inadequado dos componentes cardíacos, é o que explica a Profa. Waleska de Melo, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa.

 

Avaliação da função cardíaca

A avaliação cardíaca feita usando marcadores cardíacos, auxiliam o Clínico Veterinário no diagnóstico de diversas cardiopatias, bem como detecção de lesões no miocárdio.
Dentre os animais domésticos, pequenos animais apresentam maior frequência de problemas cardíacos que grandes animais.

 

Classificação de Biomarcadores

Biomarcadores de lesão ou necrose miocárdica
– Troponinas CK-MB Lactato desidrogenase (fornecem informações quanto à presença de necrose ou perda da integridade da membrana celular do miócito cardíaco.

Biomarcadores de função miocárdica
– Peptídeos natriuréticos

Biomarcadores de inflamação: acusa inflamação no coração
– Proteína C reativa

 

Os principais marcadores de lesão miocárdica são:

- Lactato desidrogenase (LDH)– Enzima responsável pela conversão do piruvato para lactato.
- Troponinas cardíacas – Componentes proteicos responsável pela contratação e relaxamento da musculatura do coração para bombeamento adequado do sangue.
- Creatinoquinase – Enzima responsável por tornar o ATP disponível para contração muscular.

 

Os principais marcadores da função miocárdica são hormônios natriuréticos produzidos e secretados pelo músculo cardíaco em resposta a estímulos tais como: hipóxia, sobrecarga de volume e hipertrofia.
- Peptídeo natriurético cerebral (BNP)
- Peptídeo natriurético atrial (ANP)

 

O Médico Veterinário coleta a amostra de sangue total do paciente. Em sua maioria, os marcadores podem ser mensurados no plasma ou no soro.

O Clínico Veterinário, após verificar os principais marcadores e realizar os testes possíveis, ele faz a interpretação dos resultados da função e lesões cardíacas do paciente.

Deve-se lembrar que não se aplica nenhum teste isoladamente. Deve-se fazer a associação entre resultados laboratoriais e de testes de imagem, bem como à anaminese e sinais clínicos dos pacientes devem prover a interpretação e diagnóstico preciso do sistema cardiovascular de animais domésticos.

 

Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Clínica Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

 

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.