Caprinos: como escolher o sistema de produção?

A escolha do sistema produtivo de caprinos deve levar em consideração as finalidades da criação e a realidade do produtor

Caprinos: como escolher o sistema de produção?

A escolha do sistema produtivo de caprinos deve levar em consideração as finalidades da criação e a realidade do produtor. Então, o que será necessário para iniciar a criação?

Para iniciar a criação, é necessário planejamento em relação aos aspectos técnicos e financeiros, condições e impactos sociais da atividade, o que varia de acordo com a região”, explica a Dr.ª Magna Coroa Lima, professora do VET Profissional.

Com relação aos sistemas produtivos temos algumas classificações, separando-os em sistemas produtivos na caprinocultura de leite e sistemas produtivos na caprinocultura de corte. Vamos, a seguir, conhecer essa classificação.

Sistemas produtivos na caprinocultura leiteira:

- Sistema de subsistência: criação familiar, de poucos animais, geralmente SRD, criados para produção de leite.

- Sistema comercial: o leite é comercializado e, a partir dele, são produzidos derivados.


Os sistemas podem ser subdivididos em:

- Extensivo: os animais se alimentam através do pastoreio direto e são presos apenas a noite.

- Semiconfinamento ou semi-intensivo: Os animais obtêm parte da alimentação no pastoreio direto e o restante em cochos.

- Confinamento estrito com solário: trata-se do sistema intensivo, que prevalece nos rebanhos comerciais.


Sistemas produtivos na caprinocultura de corte:
A escolha do sistema de produção para caprinos de corte está condicionada a fatores como clima, solo, aspectos socioculturais, entre outros. É um tipo de criação predominante no Nordeste, com baixo investimento, sendo mais comum o sistema extensivo, de produção familiar.

 

Sistema extensivo – animais se alimentando no pasto.

Sistema extensivo – animais se alimentando no pasto.

Além dessas classificações, também devemos considerar os Sistemas integrados de produção, que consiste em oferecer ao animal o que se tem disponível na propriedade. Trata-se de sistemas agroecologicamente corretos, que preza pelo bem-estar animal, e busca um aproveitamento melhor de tudo o que há na propriedade.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Caprinocultura – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações