Características gerais dos vírus – aprenda mais sobre esse assunto de grande importância

Médico Veterinário e Estudante de Veterinária, o que é o vírus e o que ele causa? Você sabe a diferença entre eles?

 

Características gerais dos vírus – aprenda mais sobre esse assunto de grande importância

Os vírus começaram a ser estudados em 1892, sendo os estudos iniciados por Dmitri Iwaowski que estudava plantas infectadas com a doença do mosaico em tabaco. Os estudos foram ser concluídos em 1935, por Wendell Stanley, que descreve a infecção de bactérias por bacteriófagos e isola o vírus do mosaico do tabaco.


Características dos Vírus

- São parasitas que parasitam todo tipo de organismo vivo.
- São responsáveis por doenças em humanos, animais e plantas como vírus da febre hemorrágicas, Ebola, e várias outras doenças que trouxeram epidemias e pandemias ao longo dos anos.
- Os vírus não são visíveis em microscópio ótico, apenas em microscópio eletrônico.
- O genoma é constituído de DNA ou RNA.
- São parasitas que depende do hospedeiro para se multiplicar.
- Ácido nucleico coberto por uma camada proteica.
- São capazes de transferir o genoma viral para outras células.


Estrutura, Tipos de Morfologia e Taxonomia dos Vírus

A estrutura viral apresenta o Virion, partícula completa composta do seguinte: Ácido nucléico, Capsídeo e envelope. Os vírus são baseados na arquitetura do capsídeo, que é importante na definição do tipo de vírus.

Os vírus têm sua taxonomia dada pelo Comitê Internacional de Vírus (CITV) e seus nomes são dados de acordo com o tipo de ácido nucleico, estratégia de replicação e aspecto viral, é o que explica a Profa. Emilene Galvão, Pós-Doutorado em Produtos de Origem Animal, pelo Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa.


Diferenças entre o Vírus e bactérias

A Figura a seguir mostra as diferenças entre o vírus e a bactéria.

Figura 1 – Diferenças entre vírus e bactérias

Figura 1 – Diferenças entre vírus e bactérias


Identificação do Virus

É difícil detectar o vírus em laboratório, porque eles não se multiplicam como as bactérias. Eles não se desenvolvem em meio de cultura. Assim ele precisa de um organismo hospedeiro para se multiplicar nele.
Virus que infectam bactérias são chamados de Bacteriófagos.

 

Figura 2 – Tipo de Vírus

Figura 2 – Vírus do Mosaico do Tabaco


Para identificar o vírus, o Médico Veterinário vai precisar diluir o fago + cultura bacteriana para formação da placa de lise. O procedimento é deve ser feito em laboratório com materiais e equipamentos específicos e adequados.
As unidades formadoras de placas de lise = número dessas placas, multiplicados pelo fator de diluição seriada do bacteriófago.

 

Aprenda mais sobre esse assunto na área Microbiologia Geral do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Emilene Campos Galvão, Pós-doutora em Inspeção de Produtos de Origem Animal, Doutora e Mestre em Microbiologia Agrícola. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

 

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.