Carbapenêmicos ou carbapenemas: principais características desse fármaco de grande importância na medicina veterinária

Os carbapenêmicos são fármacos antimicrobianos pertencentes à classe β-lactâmicos, muito utilizados no combate de patógenos resistentes

Carbapenêmicos ou carbapenemas: principais características desse fármaco de grande importância na medicina veterinária

O uso dos carbapenêmicos facilita o tratamento de doenças advindas de bactérias multirresistentes e daquelas que podem ser introduzidas no organismo, levando a doenças infecciosas e a morte do animal.

Os carbapenêmicos ou carbapenemas possuem uma cadeia pentacíclica não saturada ligada a um átomo de carbono que caracteriza o anel carbapenema, ligada ao anel betalactâmico. “Dessa forma, atingem altas concentrações no líquido intersticial de vários tecidos corporais e são metabolizados e excretados principalmente pelos rins”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

A inibição da síntese do peptidoglicano pelos carbapenêmicos ocorre pela capacidade destes antibióticos de se ligarem a vários sítios da molécula ao mesmo tempo. Os carbapenêmicos ligam-se às proteínas de membrana, causando lise osmótica, penetrando assim facilmente pelos canais de porina nas Gram-negativas.

A excelente ação dos carbapenêmicos ocorre devido a seu amplo espectro de ação, que inclui cocos gram-positivos, bacilos gram-negativos fermentadores e não fermentadores, anaeróbios gram-positivos e gram-negativos, incluindo o Bacteroides fragilis.

O uso desse fármaco é considerado seguro como monoterapia para o tratamento de infecções polimicrobianas graves (sepse de foco abdominal).

Essas drogas possuem meia-vida plasmática curta, sendo necessário uma administração intravenosa a cada 4 ou 8 horas para obtenção do efeito desejado dentro do organismo do animal. Vale ressaltar que é contraindicada para gestantes.

Os principais representantes dessa classe de drogas são: imipenem-cilastatina, meropenem e ertapenem.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Farmacologia Veterinária Aplicada do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.