Cardiomiopatia dilatada em cães: como diagnosticar?

A cardiomiopatia dilatada é uma doença do músculo cardíaco caracterizada por uma dilatação das câmaras cardíacas

Cardiomiopatia dilatada em cães: como diagnosticar?

O animalzinho apresenta fraqueza, letargia, intolerância ao exercício, dispneia entre outros sintomas? Saiba que isso pode ser sinal de cardiomiopatia dilatada.

Mas o que é cardiomiopatia dilatada?

“A cardiomiopatia dilatada é uma doença do músculo cardíaco caracterizada por uma dilatação das câmaras cardíacas, gerando progressiva redução da capacidade de bombear sangue por um ventrículo ou por ambos, levando a uma contratilidade inadequada”, explica Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Ciências Veterinárias.

Essa enfermidade pode acometer cães e gatos, porém é mais comum em cães, sendo considerada uma doença miocárdica primária. Observa-se, com maior frequência, o acometimento em cães de grande porte e gigante, de 4 a 10 anos de idade, sexo masculino.

As possíveis causas da cardiomiopatia dilatada são:

• Base genética.
• Deficiências nutricionais.
• Toxinas.
• Alterações metabólicas.
• Infecções.

No exame físico do paciente com cardiomiopatia dilatada, pode ser observado sopro (geralmente leve), arritmias, pulso rápido ou fraco, mucosas pálidas e TPC (Tempo de preenchimento capilar) inadequado.

Existem alguns exames complementares muito úteis para a conclusão dos diagnósticos da cardiomiopatia dilatada.

a) Eletrocardiograma (ECG) - Avalia as arritmias supraventriculares e ventriculares, como a fibrilação atrial, complexos ventriculares prematuros (CVP) e taquicardia ventricular paroxística.

b) Exame radiográfico - Avalia o aumento das câmaras cardíacas e a ocorrência de edema pulmonar.

c) Exame ecocardiográfico (o que é possível ser observado em cada modo)

• Modo bidimensional: dilatação atrial/ventricular e a redução da contratilidade miocárdica.
• Modo M: dilatação do ventrículo esquerdo e direito e fração de encurtamento.
• Modo Doppler: refluxo.

O diagnóstico precoce é essencial para que se obtenha o sucesso terapêutico e para que o animal tenha uma sobrevida de qualidade.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cardiologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.