Carrapatos da família Ixodidae: veja as características das espécies de maior importância veterinária!

A família Ixodidae é caracterizada por carrapatos duros devido à presença do escudo dorsal para proteção. As peças bucais auxiliam no parasitismo

Carrapatos da família Ixodidae: veja as características das espécies de maior importância veterinária!

Os carrapatos são ectoparasitas obrigatórios, hematófagos, alimentando-se periodicamente sugando o sangue do hospedeiro e depois permanecendo fora do mesmo.

Esses parasitos pertencem à classe Arachnida, estando assim mais próximos morfologicamente de aranhas e escorpiões do que de insetos e mosquitos”, explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários.

Principais características da classe Arachnida:

• Corpo dividido em cefalotórax e abdômen.
• Abdômen amplo, principalmente em fêmeas em ovoposição.
• Presença de quatro pares de patas em parasitos adultos e três pares em estágios larvais.


Esses parasitos encontram-se dentro do subfilo Chelicerata, subclasse Acari e subordem Metastigmata. Veja, a seguir, as principais espécies:

Rhipcephalus (Boophilus) microplus, também conhecido como carrapato-de-boi. Possui rostro e palpos curtos, achatados, rugosos lateral e dorsalmente. Possui como hospedeiro o bovino.

Também possui base do gnatossoma hexagonal, escudo dorsal sem ornamentação, olhos presentes e ausência de festões. Os peritremas são arredondados ou ovais.

Danos diretos predispõe à miíase e a lesões cutâneas, queda da produtividade, transmissão de doença (Babesia, Anaplasma).

Os parasitos da espécie Amblyoma cajennense são também conhecidos como carrapato-estrela, vermelhinho, rodoleiro, pólvora, picaço ou micuim. Como hospedeiros encontram-se a maioria dos animais domésticos e silvestres. A fêmea muitas vezes morre após a ovopostura.

Esses parasitos possuem palpos e hipostômio longos, escudo dorsal ornamentado, olhos e festões presentes, a base do gnatossoma de formas variadas e o peritrema em forma de vírgula ou triangular. Os machos não possuem placas adanais.

Os carrapatos da espécie Riphicephalus sanguineus são trioxenos, possuindo como hospedeiros os cães, gatos e carnívoros silvestres.

As principais características desses carrapatos são: palpos e rostro curtos, base do gnatossoma geralmente hexagonal, escudo sem ornamentação, olhos e festões presentes e coxa bífida.

Os machos se encontram com um par de placas adanais desenvolvidas e um par rudimentar. O peritrema em forma de vírgula acentuado no macho e pouco acentuado na fêmea.

O carrapato da espécie Anocentor nitens é monóxeno, tendo o equídeo como hospedeiro. É conhecido também como carrapato negro da orelha de cavalo.

As principais características dessa espécie são rostro e palpos relativamente curtos, peritremas circulares (dial de um telefone), escudo sem ornamentação, com sete festões, coxas IV muito maiores que as demais e sem placas adanais.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Parasitologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.