Guias de Capacitação do Veterinários. Clique e baixe!

Células do tecido conjuntivo: o que são células fixas ou residentes?

O tecido conjuntivo é constituído por suas células e por matriz extracelular

Células do tecido conjuntivo: o que são células fixas ou residentes?

Algumas células do tecido conjuntivo são produzidas localmente, ou seja, são próprias do tecido conjuntivo. São chamadas de células fixas ou residentes. Outras vêm de outro local e podem habitar o tecido temporariamente.

A matriz extracelular é formada por fibras de proteínas (colágenas, reticulares e elásticas) e por substância fundamental (ou substância amorfa) que é um material bastante hidratado, o que ajuda na difusão de nutrientes.

As principais células do tecido conjuntivo são os fibroblastos e os fibrócitos, os quais são células fixas ou residentes”, explica Rosyane Souza, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestra em Medicina Veterinária.

Algumas diferenças morfológicas e funcionais entre essas duas estruturas celulares são:

Fibroblastos: alto metabolismo; principais produtores de colágeno. Possuem citoplasmas abundantes, maior número de organelas e núcleo maior, com nucléolo evidente.

Fibrócitos: baixo metabolismo; em caso de necessidade, podem entrar em atividade intensa, tornando-se fibroblastos, e depois voltam ao seu estado de quiescência. Possuem citoplasmas e organelas em menores quantidades, núcleos menores e mais escuros, sem nucléolo evidente.


Os macrófagos são outras células fixas importantes. Na verdade, são monócitos que vêm do sangue, atravessando a parede dos vasos sanguíneos, e, ao chegarem ao tecido conjuntivo, sofrem um processo de amadurecimento e passam a se chamar macrófagos. São células de defesa que realizam fagocitose de antígenos, de microrganismos e outros corpos estranhos.

Os mastócitos são outras células residentes que funcionam na defesa do organismo. Possuem muitos grânulos contendo histamina, sendo importante para o processo de vasodilatação.

Por fim, células adiposas também são fixas do tecido conjuntivo, as quais armazenam energia na forma de triglicerídeos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Histologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Rosyane Souza, Mestra em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações