Cirurgia do sistema reprodutor em bovinos – como realizá-la a campo?

Médico Veterinário, com certeza você já passou por uma situação de cirurgia a campo, correto?

 

Cirurgia do sistema reprodutor em bovinos – como realizá-la a campo?

É muito comum acontecer cirurgias a campo, já que muitos imprevistos acontecem. O Médico Veterinário precisa estar preparado para enfrentar tais situações, pois elas fazem parte dar realidade do seu  dia a dia.

Muitas cirurgias são realizadas a campo, mas, as principais são: cirurgia do sistema locomotor, cirurgia do sistema digestório e cirurgia do sistema reprodutor, é o que o Prof. Guilherme Costa Fausto, médico Veterinário, Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Santa Maria, Dourado em Biotecologia, Diagnóstico e Controle de Doenças dos animais pela Universidade Federal de Viçosa.


1 - Sistema locomotor – tenotomia dos tendões flexores: um tipo de cirurgia que pode ser realizada tanto nos membros pélvicos quanto torácicos.
2 - Desmotomia tíbio-patelar medial: é um tipo de técnica realizada na articulação fêmuro-tíbio-patelar em animais que apresentam fixação dorsal de patela.
3 - Amputação de dígito: é necessária quando acontece uma infecção podal que leva à artrite séptica das articulações inter-falangeanas.
4 - Cirurgia do sistema digestório: Omentopexia - utilizada quando se pretende evitar a recidiva do deslocamento de abomaso e a ruminotomia.
5 - Ruminotomia - Técnica indicada quando o animal sobre de timpanismo recidivante, compactação de rúmen, intoxicação por plantas e outros produtos.

6 - Cirurgia do Sistema Reprodutor
Quando a cirurgia for de emergência, o animal não precisar estar em jejum prévio. Entretanto, em caso de cesária programada, os procedimentos pré-operatórios envolvem jejum alimentar e hídrico, administração de antibióticos e anti-inflamatórios profilático.


Com o animal em decúmbio lateral, o Médico Veterinário efetua a tricotomia e antissepsia da região paramamária. A anestesia é feita com lidocaína a 2% em linha de incisão apenas.


A incisão é feita em pele e musculatura reto abdominal, tomando-se por referência a prega da virilha, base do úbere e a veia mamária. O seu tamanho varia conforme o porte da vaca e do bezerro, podendo-se aumenta-la no meio do procedimento se necessário.

Feito isso, o Médico retira o feto e faz os procedimentos necessários até a sutura do útero e da pele, promovendo limpeza asséptica.

 

Figura 1 - Cesária a campo

Figura 1 - Cesária a campo

 

Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Grandes Animais do VET Profissional, com o Prof. M.e Samuel Simonato, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e com o Prof. Dr. Guilherme Costa Fausto, Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Biotecnologia, Diagnóstico e Controle de Doenças dos Animais. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.