Cistotomia em pequenos animais – técnica cirúrgica

O que é Cistotomia? Por que acontece o entupimento da bexiga impedindo a passagem da urina?

 

Cistotomia em pequenos animais – técnica cirúrgica

O objetivo da Cistotomia é possibilitar a drenagem da bexiga em situações que a uretra não permite seu esvaziamento.


A Cistotomia, também conhecida como Litotomia, é a incisão cirúrgica na bexiga para remoção de cálculos renais e outros corpos nocivos. O objetivo é possibilitar a drenagem da bexiga, em situações que a uretra não permite seu esvaziamento, é o que explica a Profa. Kelly Cristine de Sousa Pontes, doutora em Cirurgia pela Universidade Federal de Viçosa e Pós-Doutorado em Medicina da área de Oftalmologia e Oncologia pela Leiden University - Holanda.

Anatomia da bexiga

A bexiga é composta por três partes: ápice, corpo e colo. Em posição dorsal ela se localiza perto do intestino e o cólon. Nas fêmeas, além do intestino delgado e o cólon, também há o corpo uterino e a cérvix. Isso também definirá a posição do animal macho e fêmea para a cirurgia.

 

Diagnóstico da doença da bexiga


Para se ter o diagnóstico da doença no animal, o Médico Veterinário precisa conhecer o histórico em conversa com o tutor que deverá relatar os sintomas que acomete o animal.


O Médico deve fazer exame de palpação da bexiga para sentir a presença de cálculos dentro da bexiga ou a presença de espessamento dentro da parede vesical. Também precisa fazer o exame de urina do animal.


Outros exames essenciais são a ultrassonografia e radiografia. Esses exames vão mostrar a espessura da parede vesical e presença de cálculos que seja radiopaco.


Urolitíase caracteriza-se pela presença de cálculos dentro da bexiga do animal.
O tratamento inicial é feito com dissolução dos cálculos. Não sendo dissolvidos, faz-se a incisão cirúrgica.

 

Figura 1 – Urólitos ou cálculos

Figura 1 – Urólitos ou cálculos

 

A Urolitíase pode levar a formação de diferentes tamanhos de cálculos na bexiga.

 

Técnica cirúrgica

O Médico Veterinário vai proceder de acordo com o animal para a cirurgia. O posicionamento do animal em decúbito dorsal; a direção da incisão é em linha média retro umbilical. Porém, em machos, deve ser a partir da linha média e desvia-se em direção paramediana, circundando o prepúcio.

 

Cistotomia em pequenos animais

Após o preparo da pele (tricotomia e assepsia), de forma rotineira, a proteção da cavidade abdominal é feia utilizando-se compressas umedecidas.
O tipo ideal de incisão é a mediana retroumbilical, a fim de expor a bexiga do paciente.

Após a incisão, abre-se a mucosa para verificar a presença de cálculos na bexiga.

Após remoção dos cálculos, faz-se a sutura. Importante lembrar que é necessário racionar sempre sobre a sutura a fim de fazer a oclusão de forma correta.


O pós-operatório exige alguns procedimentos que o Médico Veterinário irá realizar até o dia da remoção da sutura que deve ocorrer entre 7 a 10 dias.

 

Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

 

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.