Cólica em equinos? Conheça o Strongylus vulgaris, verme responsável por essa enfermidade

O Strongylus vulgaris é considerado um dos principais e mais patogênicos parasitas intestinais que reside, em sua forma adulta, no intestino grosso de equinos e asininos

Cólica em equinos? Conheça o Strongylus vulgaris, verme responsável por essa enfermidade

Os vermes da família Strongylidae são facilmente observados na mucosa intestinal de equídeos (equinos, asininos), possuindo coloração vermelho escuro.

Dentro da família Strongylidae, o gênero Strongylus spp é o mais importante do ponto de vista sanitário para os equídeos”, explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários, sendo o Strongylus vulgaris considerado um dos principais e mais patogênicos parasitas de equinos e asininos, provocando a arterite verminótica.

A família Strongylidae é dividida em:

Grandes estrongilídeos:

» Strongylus vulgaris: 1,5 a 2,5 cm
» Strongylus edentatus: 2,5 a 4,5 cm
» Strongylus equinus: 2,5 a 5,0 cm
» Triodontophorus spp: 1,0 a 2,5 cm

Pequenos estrongilídeos:

» Trichonemas spp ou ciatostomíneos: < 1,5 cm


Strongylus vulgaris

Os helmintos dessa espécie estão relacionados como uma das principais causas de cólicas em equinos, podendo causar a cólica tromboembólica, ou arterite tromboembólica. Por essa patologia, são considerados os helmintos mais patogênicos para os equídeos, permanecendo, principalmente, no intestino grosso do animal.


Mas como agem sobre o hospedeiro?

Os vermes adultos ingerem tampões de mucosa intestinal, destruindo o epitélio intestinal. Causa úlceras, lesões hemorrágicas, perda de sangue e líquidos tissulares e definhamento/anemia.

as larvas migração para artéria mesentérica cranial e seus ramos, levando a diversos comprometimentos, como: formação de trombos (trombose e embolia), inflamação e espessamento da parede arterial, aneurisma, diminuição do fluxo sanguíneo, compressão de terminações nervosas, comprometimento da motilidade e síndrome cólica.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Parasitologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.