Como diagnosticar e combater a Babesiose em Equinos?

A Babesiose equina pode levar a morte caso não seja combatida corretamente e no tempo certo.

Como diagnosticar e combater a  Babesiose em Equinos

A Babesiose é uma doença que provoca anemia hemotílica nos equinos.


Praticamente todo rebanho brasileiro é soro positivo. A compra de animais é dificultada pelo fato de os países europeus e EUA não querem comprarem animais contaminados para seus rebanhos, porque eles conseguiram praticamente neutralizar a doença por lá, apesar de ainda ter o vetor. Por isso para exportar gado brasileiro, o gado precisa ser soro negativo para a doença.

O Médico Veterinário precisa saber identificar o protozoário que causa essa doença. O vetor responsável pela contaminação equina são os carrapatos que foram contaminas pelos agentes etiológicos, os protozoários Theileria Equi (muito mais perigosa) e Babesia Caballi, é o que explica a Profa. Maria Gazzinelli,, Zootecnista, Mestre e Doutora em Reprodução animal pela Universidade Federal de Viçosa.

 

Sinais clínicos da doença:

O animal apresenta picos febris intermitentes, anemia severa, perda de peso, hemorragia, anorexia, e icterícia (mucosa bem amareladas).
Ele fica apático, tem diminuição do apetite, tanto no início do dia quanto no final do dia.

 

Quando se manisfesta e quais sintomas o animal tem?

A doença se desenvolve no período de 5 a 28 dias, quando o animal é colocado junto com outro contaminado. O stress acarreta baixa imunidade facilitando a contaminação do animal.
Os sintomas da doença são: depressão, taquicardia, dispneia, inapetência, cólica, diarreia e outros.

 

O diagnóstico é fácil de ser realizado através de:

- Anamnese.
- Exame clínico.
- Esfregaço sanguíneo: pesquisa do parasita (coletar sangue do periférico – tipo orelha do animal) em caso de Babesia caballi.
- Sorologia (demora mais)

 

Tratamento

- Uso de Imidocarb na quantidade indicada e intramuscular. O animal pode ter cólica após ministrar o medicamento. O Buscopan pode ser ministrado se isso acontecer.
O Imidocarb é muito eficaz quando a infecção for por Babesia Caballi. Já se for a Theileria Equi, deve-se usar uma droga um pouco mais forte, que é a Diaminazeno.
- Oferecer alimentos como ponta de capim mais verdemais
- Hidratação
- Duchas em caso de febre

Importante: Muares e asininos são sensíveis ao Imidocarb

 

Profilaxia

- Controle de carrapatos
- Evitar estresse do animal

 

Diagnóstico da Babesiose

- Coletar sangue de vasos periféricos – na ponta de orelha em caso da Theileria Equi, já que ela tende a migrar para a área periférica do animal.
- Faz-se a tricotomia numa pequena área para visualizar o vaso mais facilmente.
- Coletar com agulha, fazendo uma leve dobra na orelha do equino.
- Pingar uma gotinha mínima na lâmina e fazer o esfregaço, esperar secar e depois de seco faz-se a coloração com panótico simples. Depois das imersões, retira-se o excesso na água e deixa secar.
- Faz-se a limpeza da orelha do equino.

 

Vista no microscópio, a Bebesia Caballi aparece no formato "cruz de malta" dentro da hemácia. Já a Theileria Equi aparece no formato de "ferradura".

Se a propriedade possuir microscópio, o Médico Veterinário poderá analisar a lâmina com o esfregaço e obter o diagnóstico.

 

Figura 1- Presença de Bebesia Caballi  no formato

Figura 1- Presença de Bebesia Caballi  no formato "cruz de malta"  e de Theileria Equi no formato de "ferradura dentro da hemácia do sangue equino"

 

Aprenda mais sobre esse assunto na área Doenças dos Equinos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Maria Gazzinelli, Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em equinos. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

 

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.