Como diagnosticar glomerulonefrite em cães e gatos?

Como diagnosticar glomerulonefrite em cães e gatos?

A glomerulonefrite possui como etiologia a ação de imunocomplexos nos capilares glomerulares, de forma primária e secundária. Quando ocorre uma lesão glomerular, ela se torna irreversível e todo o néfron é perdido. Tem-se então uma fibrose e cicatrização de néfrons danificados.

“Ao perder em torno de 66% a 75% dos néfrons, não ocorre mais a compensação da taxa de filtração glomerular, levando à insuficiência renal nos pacientes”, explica Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Ciências Veterinárias.

Durante o exame físico, o veterinário precisa estar atento aos sinais clínicos relacionados a doenças que comumente causam a glomerulonefrite, como a Leishmaniose visceral canina, em que pode ser observado lesões de pele, onicogrifose e alopecia periocular.

Para obtenção do diagnóstico da glomerulonefrite, deve ser verificado tanto o histórico do paciente, quanto os exames físicos, de triagem e os complementares.

Exames que auxiliam no diagnóstico da glomerulonefrite:

Urinálise: em um paciente com a lesão ativa, observa-se a proteinúria (proteínas na urina), como principal achado e cilindrúria (cilindros hialinos, granulares, hemáticos ou epiteliais na urina).
Para confirmar a origem da proteinúria, faz-se a relação de proteína/ creatinina (RPC) urinária: > 0,5 em cão e > 0,4 em gato: confirma o diagnóstico de proteinúria renal.
Biopsia de rim: avaliação da ocorrência de lesões e da perda de néfrons. Porém é um exame não usual por ser muito invasivo.
Histopatologia: diagnóstico definitivo.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Nefrologia e Urologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!