Como ocorre o processo de absorção de carboidratos no organismo de animais domésticos?

Os carboidratos são macronutrientes responsáveis por fornecer energia às células através de sua hidrólise

Como ocorre o processo de absorção de carboidratos no organismo de animais domésticos?

A partir de uma boa alimentação, o animal consegue os nutrientes necessários tanto para o seu desenvolvimento (crescimento), como para a manutenção do seu metabolismo de uma forma geral.

A alimentação deve ser adequada e balanceada para cada espécie, de modo que cada nutriente tem uma responsabilidade específica dentro do organismo do animal”, explica Waleska de Melo, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal e Mestre em Medicina Veterinária.


Absorção de carboidratos em animais NÃO RUMINANTES:

• No processo de digestão, os carboidratos longos se quebram em moléculas de monossacarídeos (glicose) e, por meio do co-transporte de sódio, são absorvidos na borda em escova intestinal, onde, por essas moléculas serem muito hidrossolúveis, atravessam a camada inerte de água para alcançar o glicocálice da célula intestinal. Posteriormente, serão levados até o sangue.
80% dos carboidratos não estruturais ingeridos consistem em glicose e o restante é constituído pela frutose (ou pela galactose em animais jovens alimentados com leite), facilmente digeridos pela digestão enzimática.


Absorção de carboidratos em animais RUMINANTES:

80% dos carboidratos da dieta de um ruminante são estruturais, compostos por celulose e hemicelulose. Portanto, os carboidratos estruturais estão presentes nas forragens e, para que sejam aproveitados pelo organismo do animal, é necessária a ação fermentativa de bactérias, fungos e protozoários para disponibilizar o nutriente em forma de ácido graxo volátil (AGV).
• Os ácidos graxos voláteis são absorvidos pelo epitélio ruminal por difusão passiva. Algumas condições que podem influenciar na taxa de absorção desses carboidratos no rúmen: concentração no líquido ruminal, pH do fluido ruminal, comprimento da cadeia do AGV.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Sistemática do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.