Compostagem: você conhece essa técnica de aproveitamento de dejetos?

A técnica da compostagem é uma importante solução para incorporar os dejetos de forma ecológica e sensata a favor da propriedade rural

 Compostagem: você conhece essa técnica de aproveitamento de dejetos?


No meio rural, muitos dos dejetos produzidos podem ser reaproveitados e utilizados como adubo na própria plantação. Uma dessas formas de aproveitamento é feita através da técnica de compostagem.

A compostagem é um processo controlado por decomposição microbiana, utilizado para purificar os dejetos produzidos nas propriedades rurais, indicada para materiais de menor umidade”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica.

O processo de compostagem ocorre da seguinte forma:

• Inicialmente, formam-se leiras com o produto que passará pela compostagem. Esse material deverá fica sob temperatura de 25°C.
• Ocorre o aumento do pH, e surgem bactérias mesofílicas, que começam a decompor os carboidratos.
A temperatura aumenta para aproximadamente 70°C, matando os microrganismos patogênicos. Aos poucos, o material vai sendo decomposto por falta de substratos.
As reações vão sessando, a temperatura fica próxima à ambiental, e o volume do material diminui. A temperatura se iguala à temperatura ambiental, e o pH torna-se aproximadamente neutro. Após essa estabilização, o material está pronto para ser utilizado.


Tipos de compostagem

A compostagem clássica é aquela em que se acrescenta apenas a matéria-prima que já existente. Os outros tipos são:

Método EM: consiste em preparar um arroz (cozinhar), úmido, colocar em uma garrafa pet e levar para uma mata. Aguarda-se o crescimento de um fungo, em seguida, passa-se esse fundo para outra garrafa pet com tampa, acrescenta-se caldo de cana. Nessa garrafa, o fungo se desenvolverá e vai fermentar. Esse líquido é utilizado para umedecimento da leira, misturado com água.

Método Bokashi: ao líquido apresentado na técnica EM, acrescenta-se outro produto, como torta de mamona, farinha de ossos, entre outros, e incorporado à matéria orgânica.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Saneamento e Zoonoses do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.