Conheça 6 fatores responsáveis pela baixa qualidade do leite

Um leite de qualidade deve possuir preservação de suas propriedades (sabor, cor, odor, viscosidade), ser livre de sujeiras, microrganismos e resíduos de substâncias químicas, possuir composição correta e conservação adequada

Conheça 6 fatores responsáveis pela baixa qualidade do leite

O leite é um alimento altamente perecível, possuindo uma composição (água, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais) ideal para o crescimento de microrganismos. Caso seja contaminado a proliferação será intensa.

Alguns fatores contribuem para a perda da qualidade do leite”, explica Adriano França da Cunha, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Ciência Animal, dentre eles:


a) Clima tropical

• Temperaturas mais quentes e alta umidade exercem pressão positiva para contaminação do leite que chega à indústria.
• Para fazer com que o laticínio receba esse leite deteriorado, acabam adicionando substâncias que irão mascarar a sua qualidade.


b) Falta de refrigeração

• Algumas propriedades não possuem tanque de refrigeração e o leite acaba sendo entregue aos laticínios por meio de latões, acarretando em qualidade microbiológica ruim.
• Outros locais possuem um tanque comunitário que recebe o leite de vários produtores ao mesmo tempo, o que não gera correta refrigeração.


c) Ordenha não higiênica

• Alguns produtores ainda não possuem a mentalidade de ordenha higiênica, limpando corretamente os tetos da vaca ou os equipamentos. Dessa forma o leite será entregue ao laticínio com baixa qualidade.


d) Armazenamento inadequado

• Os tanques devem ser instalados na sala do leite, com piso e paredes azulejadas, janelas teladas, mantendo sempre as portas fechadas.
• Muitas vezes, nessas salas são estocados produtos químicos próximos ao leite, como de limpeza e fertilizantes. Eles podem cair ou passar cheiro para o leite.


e) Estradas mal conservadas e distantes

• O comprometimento da qualidade microbiológica do leite pode ocorrer devido ao atolamento ou demora dos caminhões pelas estradas ruins.


f) Falta de conscientização e educação por parte dos produtores

• Muitos produtores não têm consciência de que o leite com qualidade ruim pode comprometer os seus familiares e a população.
• Cabe aos técnicos laticinistas conscientizar esses produtores.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Inspeção de Leite e Derivados do VET Profissional, com o Prof. Dr. Adriano França da Cunha, Mestre e Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.