Contagem de células somáticas do leite: uso do método de CMT

A Contagem de Células Somáticas (CCS) é uma importante ferramenta que indica a saúde da glândula mamária de vacas leiteiras.

 

Contagem de células somáticas do leite: uso do método de CMT

A contagem de células somáticas é de grande importância, pois, a partir do índice de células somáticas encontrado, o Médico Veterinário saberá definir sua qualidade e tomar providências para controle e evitar seu aumento.


O que é Célula Somática (CS) e onde são encontradas?

Célula Somáticas são aquelas oriundas do sistema imune do animal e da descamação do epitélio mamário, sendo naturalmente encontradas no leite devido a sua síntese, podendo ser epiteliais ou de defesa.


O aumento de células somáticas pode representar inflamação da glândula mamária, seja por microrganismos, trauma ou deficiência nutricional, causando mastite em vacas leiteiras.


As consequências da mastite trazem, para a indústria, redução de volume de leite produzido e alteração em sua composição; para o produtor, animais com mastite, os partos com maior intervalo entre um e outro; e, para o consumidor, a CCS representa um produto de menor qualidade sensorial, é o que explica o Prof. Adriano França, Médico Veterinário e Doutor em Ciência Animal.


Podem ocorrer variações na contagem de células somáticas de acordo com vários fatores como: espécie, raça, individualidade do animal, tipo de secreção mamária, estágio de lactação e ordem de lactação, alimentação do animal bem como coleta da amostra.


Existem provas qualitativas e provas quantitativa para se saber a contagem de células somáticas do leite. Para isso são utilizados alguns métodos e dentre eles, o Método de CMT.


O que é o Método de CMT?

O Método CM significa Método Californiano de Mastite e tem como objetivo, analisar o leite e fazer contagem das células somáticas presentes no mesmo.


Passo a passo do método CMT:

- Antes de mais nada, deve ser feito o teste da caneca e, em seguida ejetar o leite dos quatro tetos numa bandeja para esse tipo de teste, para saber se o animal em mastite subclínica em algum dos tetos.
- Inclinar suavemente a bandeja até que o leite atinja a primeira marca dos poços da bandeja (2 mL).
- Adicionar o reagente CMT até a segunda marca dos poços da bandeja (2 mL).
- Homogeneizar por 10 minutos, realizando movimentos circulares ou em “oito”.
- Realizar a leitura de acordo com a formação de gel na bandeja, após incliná-la.


Quanto maior a formação de gel, significa que há uma maior quantidade de células somáticas, dando positivo para mastite subclínica.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Inspeção de Leite e Derivados do VET Profissional com o Prof. Dr. Adriano França, Médico Veterinário, Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.